A entrada das big techs nas universidades públicas brasileiras

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i14.17701

Palabras clave:

Capitalismo de vigilância, Google, Microsoft, Educação superior pública brasileira

Resumen

Nas últimas décadas, Google e Microsoft têm ampliado sua esfera de atuação provocando uma verdadeira simbiose com governos para a resolução de questões sociais. Tais corporações têm ampliado suas esferas de atuação, alcançando setores como a educação. No Brasil, percebemos a presença dessas Big Techs na educação ao analisar que 80% das instituições públicas de ensino superior mantêm acordos com alguma dessas empresas para a oferta de aplicativos voltados para as ações de ensino. Nesse sentido, discutimos, a partir de um estudo bibliográfico, a entrada das Big Techs nas universidades públicas brasileiras, problematizando os seus possíveis impactos no projeto formativo universitário.

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Biografía del autor/a

Débora Furtado Barrera , UNB

Professora da UNB

Catia Piccolo Viero Devechi , UNB

Professora da UNB

Publicado

2023-11-17

Cómo citar

Barrera , D. F., & Devechi , C. P. V. (2023). A entrada das big techs nas universidades públicas brasileiras. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 12(14), 133–142. https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i14.17701

Número

Sección

Artigos