PIBID e PRP: reflexões sobre panoramas da formação inicial e continuada na UFGD

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v8i10.13161

Palabras clave:

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Programa Residência Pedagógica (PRP). Formação de Professores.

Resumen

O presente artigo propõe uma discussão sobre a implantação e consolidação dos programas de formação inicial e continuada da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O foco é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa Residência Pedagógica (PRP) que foram estabelecidos no âmbito dessa universidade. Como pano de fundo, recupera- se a descrição de um curso de Formação de Preceptores do PRP, realizado nessa IES por meio de ferramentas interativas do ambiente virtual de aprendizagem Moodle. O contato do licenciando com a realidade da escola básica pode ser considerado um dos momentos mais importantes para aquele estudante que pretende se tornar professor, por isso esses programas buscam aproximar o mundo acadêmico da realidade prática vivenciada nas escolas básicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ednei Nunes de Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professor Associado da UFGD

Marco Antonio Rodrigues Paulo, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professor Associado da UFGD

Citas

CAPES. Programa de Residência Pedagógica. Disponível em: https://www.capes.gov.br/ educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em 05 Mai 2018.

MOURA, N. S. P.; ARANDA, M. A. M.; SANGALLI, A.; BISCARO, A. F. V. PIBID na UFGD: reflexões acerca da gestão (2014-2018). Vol. 2. Jundiaí, SP : Paco Editorial, 2018.

OLIVEIRA, E. N. Iniciação à docência na licenciatura em Computação na modalidade EaD. In. MOURA, N. S. P.; ARANDA, M. A. M.; SANGALLI, A.; BISCARO, A. F. V. PIBID na UFGD: reflexões acerca da gestão (2014-2018). Vol. 1. Jundiaí, SP : Paco Editorial, 2018.

OLIVEIRA, E. N. & PAULO, M. A. R. Formação de professores à distância: uma experiência realizada com estudantes pibidianos da EAD/UFGD. In. Anais do IV Seminário Formação Docente: intersecção entre universidade e escola. Dourados, MS : UEMS. 2019. PRP/UFGD. Curso de Formação de Preceptores do Programa de Residência Pedagógica – PRP. Arquivo PDF. Dourados, MS, 2018.

Publicado

2020-12-11

Cómo citar

Oliveira, E. N. de, & Paulo, M. A. R. (2020). PIBID e PRP: reflexões sobre panoramas da formação inicial e continuada na UFGD. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 8(10), 106–112. https://doi.org/10.30612/eadtde.v8i10.13161

Número

Sección

Artigos