Formação continuada em ambiente virtual de aprendizagem: elementos da experiência de professores da educação de jovens e adultos

Authors

  • Fabrícia Cristina Gomes Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Glaucia da Silva Brito Universidade Federal do Paraná - UFPR

Keywords:

Teacher Training. Virtual Learning Environment. Youth and Adult Education.

Abstract

This article is the analysis result of an ongoing training experience of teachers from the Youth and Adult Education (EJA) in the use of digital information and communication technologies as a strategy for teaching and learning. In the context of the course to develop the hours of instruction at distance, we used the Moodle platform and the analysis presented here focus on the perception of teachers about the use of this tool in your process of continuing education. This research showed that teachers evince the use of Virtual Learning Environment (AVA) as something positive, but explore it still just as visitors (Scherer, 2005), which requires reflections about referrals adopted in AVA, aiming to train teachers who occupy this space and use its potential.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fabrícia Cristina Gomes, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2006), especialização em Psicopedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR (2008) e especialização em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/RJ (2010). Mestre em Educação pela UFPR (2013), linha de pesquisa Cultura, Escola e Ensino. Doutoranda em Educação pela UFPR (2014-2018). Professora da Prefeitura Municipal de Araucária e Pedagoga da Prefeitura Municipal de Curitiba. Coordenou a implantação do Projeto Um Computador por Aluno em Araucária (UCAA) entre os anos de 2009-2012 e atualmente é Gerente de Tecnologias Educacionais do Departamento de Tecnologia e Difusão Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, trabalhando com formação continuada de professores e também na assessoria pedagógica para o uso das tecnologias. Tem experiência em EaD, atuando como tutora de cursos à distância. É professora do curso de Pedagogia da Faculdade Nacional de Educação e Ensino Superior do Paraná (FANEESP).

Glaucia da Silva Brito, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Possui Graduação em Bacharelado e Licenciatura Português Inglês pela Faculdade de Educação Ciências E Letras de Cascavel (1990), Especialização na Metodologia do Ensino Tecnológico pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1994), Mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997) e Doutorado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é professora Associado I da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência nas áreas de Educação e Comunicação, com ênfase em Tecnologias da Informação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação e tecnologias, tecnologias na educação, professor e as tecnologias de informação e comunicação, educação a distancia e formação do professor, inclusão digital.

References

CASTELLS, M. A Sociedade em rede. 10. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2007.

GOMES, F. C. Projeto Um Computador por Aluno em Araucária – UCAA: investigando a prática dos professores. Curitiba, 2013. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

SÁ, R. A. Educação a Distância: Estudo exploratório e analítico de curso de graduação na área de formação de professores. Campinas, 2007. 422 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

SANTAELLA, L. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.

SCHERER, S. Uma estética possível para a educação bimodal: aprendizagem e comunicação em ambientes presenciais e virtuais. Uma experiência em estatística aplicada à educação. São Paulo, 2005. 241 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.

SCHLEMMER, E. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA): uma proposta para a sociedade em rede na cultura da aprendizagem. In: VALENTINI, C. B.; SOARES, E. M. do S. (Org.). Aprendizagem em ambientes virtuais: compartilhando idéias e construindo cenários. Caxias do Sul: EDUCS, 2005.

Published

2016-03-01

How to Cite

Gomes, F. C., & Brito, G. da S. (2016). Formação continuada em ambiente virtual de aprendizagem: elementos da experiência de professores da educação de jovens e adultos. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 3(4), 108–119. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/4101

Issue

Section

Artigos