Formação continuada em ambiente virtual de aprendizagem: elementos da experiência de professores da educação de jovens e adultos
Keywords:
Teacher Training. Virtual Learning Environment. Youth and Adult Education.Abstract
This article is the analysis result of an ongoing training experience of teachers from the Youth and Adult Education (EJA) in the use of digital information and communication technologies as a strategy for teaching and learning. In the context of the course to develop the hours of instruction at distance, we used the Moodle platform and the analysis presented here focus on the perception of teachers about the use of this tool in your process of continuing education. This research showed that teachers evince the use of Virtual Learning Environment (AVA) as something positive, but explore it still just as visitors (Scherer, 2005), which requires reflections about referrals adopted in AVA, aiming to train teachers who occupy this space and use its potential.Downloads
References
CASTELLS, M. A Sociedade em rede. 10. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2007.
GOMES, F. C. Projeto Um Computador por Aluno em Araucária – UCAA: investigando a prática dos professores. Curitiba, 2013. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
SÁ, R. A. Educação a Distância: Estudo exploratório e analítico de curso de graduação na área de formação de professores. Campinas, 2007. 422 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.
SANTAELLA, L. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.
SCHERER, S. Uma estética possível para a educação bimodal: aprendizagem e comunicação em ambientes presenciais e virtuais. Uma experiência em estatística aplicada à educação. São Paulo, 2005. 241 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
SCHLEMMER, E. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA): uma proposta para a sociedade em rede na cultura da aprendizagem. In: VALENTINI, C. B.; SOARES, E. M. do S. (Org.). Aprendizagem em ambientes virtuais: compartilhando idéias e construindo cenários. Caxias do Sul: EDUCS, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.