Educação a distância no contexto da democratização e inclusão educacional
Keywords:
Distance Education. Democracy. Inclusion.Abstract
In the educational environment we try to reflect what they are and how they are being debated issues related to distance education and the relationship of information technology and communication, in Brazil, emphasizing issues related to educational access and democratization of education in the perspective of inclusive education in the context of globalization. Identifies the study of such topics of great value, because society is being transformed impact of advances in social, technological, economic, and that reality is not different in the educational process, which implies a study to promote emergent Education quality and accessible to all, effective the democratization of education, respecting socioeconomic differences found in social and school.Downloads
References
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos do estado. 1918 traduções de Walter José Evangelista e Maria Laura Viveiros de Castro, introdução crítica de José Augusto Guilhon Albuquerque, RJ: Edições Graal, 1983.
ARANHA, Maria Lúcia Arruda. História da Educação e da Pedagogia. São Paulo: Moderna, 2006.
BRASIL. Constituição. Brasília: Senado Federal, 1988.
CHERVEL, André. Histórias das disciplinas escolares: reflexões sobre o um campo de pesquisa. Teoria e Educação. Porto Alegre, 2, 1990.
DALLABRIDA. Adarzilse Mazzuco. Escolarização e deficiência: a escolha da escola. São Paulo 2006.
DEL PRETTE, Z. A. P & Del Prette, A. Habilidades sociais: uma área em desenvolvimento. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2006.
FARIA Filho, Luciano Mendes de & Vidal, D. G. Os tempos e os espaços escolares no processo de institucionalização da escola primária no Brasil. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, 14, p. 19-34, 2000.
GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
GAMBOA, Silvio Ancizar Sanchez. Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1997.
KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e prática da pesquisa. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 1997.
MASETTO, Marcos Tarciso. Competência Pedagógica do professor Universitário. São Paulo: Summus editorial, 2004.
MIRANDA, Guilherme Lobato. Limites e possibilidades das TIC na Educação. SÍSIFO/Revista das Ciências da Educação, no 3, mai/ago 2007.
SARTORI, Ademilde Silveira. Educação a Distância: novas práticas pedagógicas e as tecnologias da informação e da comunicação. In.: Revista Linhas, volume 3, número 2, 2002. Disponível em: htttp://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/viewFile/1192/1007. Acesso em: 08 out. 2011.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 8ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 5ª. Ed. Petrópolis, Vozes, 2002.
ZABALZA, Miguel Ángel Meraza. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Os professores universitários. Porto Alegre, editora ARTM. 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.