A mediação do tutor no ensino e na aprendizagem de uma língua estrangeira a distância

Authors

  • Carina Mendes Barboza Universidade Estadual do Norte do Paraná-UENP

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v5i7.6431

Keywords:

Tutoring systems. Foreign language. Distance education.

Abstract

This work aims to analyze and reflect about the tutor function in foreign language courses in the modality of Distance Education from theoretical assumptions. It describes the characteristics of a tutor in foreign language course; the tutor training and the use of the new technologies; and the tutor functions in the educational process of a language teaching course. This search is a compilation and synthetic ordination about reflections based on bibliography on this subject. Through development of this study, it was possible to observe and understand how it happens the teaching and learning process in the distance modality contributing to form the tutor profile, where it is possible to verify his/her important function in a foreign language learning.

Downloads

Download data is not yet available.

References

AMENDOLARA, M. M. Estudo da gramática da língua espanhola utilizando a educação a distância (EAD). Separata de: Revista Letra Magna, Ano 04 n.08 - 1º Semestre de 2008. Disponível em: http://www.letramagna.com/estudoespanho_ead.pdf. Acesso em: 30 de

out. 2011.

ALONSO, M; ALEGRETTI, S. M. Introduzindo a pesquisa na formação de professores a distância. In: VALENTE, J. A.; PRADO, M. E.; M. E. ALMEIDA, M. E. (Org). Educação a distância via Internet. São Paulo: Avercamp, 2003.

CANDIDO, J. Teletandem: sessões de orientação e suas perspectivas para o curso de Letras. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em estudos Lingüísticos, UNESP – Universidade Estadual Paulista, 2010. Disponível em: http://www.teletandembrasil.org/site/docs/CANDIDO.pdf Acesso em 15/06/2012

DUARTE, E. C. V. G.; POLAK, Y. N. S. O tutor de sala como eixo articulador da aprendizagem aberta. 2007. Disponível em:

http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/514200720929PM.pdf Acesso em: 02 de fev 2012.

GEBHARD, J. G. Models of supervision: choices. In: RICHARDS, J. C. & NUNAN, D. (Ed.) Second language teacher education. New York: Cambridge University Press, 1990.

HACK, Josias Ricardo. O processo comunicacional na tutoria em cursos superiores a distância: reflexões sobre a experiência na Licenciatura em Letras Português da UFSC. XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Curitiba, PR: Intercom, 4 a 7 de setembro

de 2009. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-0210-1.pdf Acesso em 30 de out. 2011.

__________________. ESTIVALET, Gustavo Lopez. Ensino de língua estrangeira a distância: reflexões sobre o ensino/aprendizagem da habilidade oral. Disponível em: http://www.hack.cce.prof.ufsc.br/wpcontent/uploads/2011/02/Gustavo_Estivalet_Josias_Hack.pdf Acesso em 30 de out. 2011.

LEMGRUBER. Márcio Silveira. Educação a distância: para além dos caixas eletrônicos. Revista Sinpro-Rio, v. 02, p. 42-49, 2008. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/arquivos/conferencia/documentos/marcio_lemgruber.pdf Acesso em 20 de out. 2011.

MEDEIROS, Leila; MACEDO, Margarete; AMARAL, Sérgio; RIBEIRO, Vera. Sistemas de tutoria em cursos a distância: Texto base. Material da disciplina Sistemas de tutoria em cursos a distância, do curso Planejamento, Implementação e Gestão da EAD, 2010, UFF, Rio de Janeiro. Ministério da Educação - MEC, Secretaria de Educação a Distância - SEED. Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Programa Interinstitucional de Capacitação em EAD para a UAB. Rio de Janeiro: 2010. 26p.

PRETI, O. Educação a distância: uma prática educativa mediadora e mediatizada. In: PRETI, O. Educação a distância. Inícios e indícios de um percurso. Cuiabá: 1996.

SALOMÃO, A. C. B. Gerenciamento e estratégias pedagógicas na mediação dos pares no teletandem e seus reflexos para as práticas pedagógicas dos interagentes. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos. UNESP – Universidade

Estadual Paulista, 2008. Disponível em: http://www.teletandembrasil.org/site/docs/Ana_Salomao.pdf Acesso em 15/06/2012.

SILVA, Fernando; LAIÑO, Maria José. O ensino de língua estrangeira em EAD: planejamento, gerenciamento e prática. Separata de: Signo. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, v. 35 n. especial, p. 154-164, jul.-dez., 2010. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/viewFile/1433/1208. Acesso em 20 de novembro de 2011.

SOUZA, Carlos Alberto de; SPANHOL, Fernando José; LIMAS, Jeane Cristina de Oliveira; CASSOL, Marlei Pereira. Tutoria na educação a distância. Trabalho apresentado no XI Congresso Internacional da Abed, Salvador, 7 a 9 de setembro de 2004. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/088-TC-C2.htm. Acesso em: 15 março 2011.

VASSALLO, M. L., TELLES, J. A. Ensino e aprendizagem de línguas em tandem: Princípios teórico e perspectivas de pesquisa. In TELLES, J.A. Teletandem: Um contexto virtual, autônomo e colaborativo para aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI. Campinas:

Pontes Editores, 2009 (PP. 19 -60).

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1998.

Published

2017-12-15

How to Cite

Barboza, C. M. (2017). A mediação do tutor no ensino e na aprendizagem de uma língua estrangeira a distância. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 5(7), 27–39. https://doi.org/10.30612/eadtde.v5i7.6431

Issue

Section

Artigos