Aulas de streaming: recurso e estratégia didática no ensino à distância de matemática
Keywords:
Streaming. Tech. Mathematics Classes. Education of Distance.Abstract
This study aimed to investigate how the classes of streaming can be used as a resource and teaching strategy in distance learning math. Through streaming becomes possible and feasible the rapid and uninterrupted transmission of any electronic media, an important resource to be used in math classes in distance mode. In this modality of media math classes can be transmitted in video and audio format. Thus, it is possible that students, teachers and tutors listen and watch media in this format over the Internet and even participate in distance events or live videoconferencing.Downloads
References
BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília: MEC, 20 dez. 1996. IN: Processo seletivo para dirigentes escolares da rede pública estadual de ensino: formação de gestores. Kathia Marise Borges Sales (Org.). UNEB. Salvador: EGBA, 2008.
(DVD com 6 módulos, textos complementares, documentos oficiais e videoconferências.).
BRUM, Jaqueline Magalhães. O uso das tecnologias da informação e comunicação por professores de Matemática. IN: VIII Encontro Nacional de Educação Matemática. 2004, Pernambuco. Anais do VIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Recife: UFPE, 2004. v. único. Artigo. Disponível em: http://www.sbem.com.br/files/viii/pdf/06/CC56023960715.pdf. Acesso em: 15 mar. 2016.
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. A Matemática nas escolas. IN: Educação Matemática em Revista. dd. especial: formação de professores, 2002.
HANNEL, Kelly. Contribuições ao Processo de Comunicação na Internet Baseado em Videoconferência e Streaming de Áudio e Vídeo. Monografia (graduação). Bacharelado em Ciência da Computação. Orientador: Ricardo Azambuja Silveira. Co-orientador: Raymundo Carlos Machado. Instituto de Física e Matemática. Universidade Federal de
Pelotas: Pelotas, 2005. Disponível em: http://prg.ufpel.edu.br/sisbi/bibct/ acervo/info/2005/mono_kelly_hannel.pdf Acesso: 08 jan. 2016.
MELO NETO, José Augusto; MELLO, Luci Ferraz de; XIMENES, Maria Augusta da Silva. Processos Comunicacionais na Educação com Mediação Tecnológica no Estado do Amazonas. Artigo. São Paulo: 2011. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2011/cd/167.pdf. Acesso em: 20 jan. 2016.
OLIVEIRA, José Carlos Gomes. Reflexões sobre o uso da calculadora. IN: A visão dos professores de Matemática do Estado do Paraná em relação ao uso de calculadoras na aula de Matemática. Tese (doutorado). Orientador: Sérgio Lorenzato. Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Campinas, SP: [s.n.], 1999.
PORTO, Klayton Santana. O editor de apresentação como suporte e subsídio para as aulas de streaming: um recurso para aulas na modalidade à distância. Revista EDaPECI. São Cristóvão (SE) v.14. n. 1, p. 249-265 jan. /abr. 2014.
_______________________; SANTANA, Luana Silva. A utilização do streaming como recurso didático na educação. Revista Espaço Acadêmico. Maringá (PR), n. 161, out. 2014.
SILVA, Cezar Sarly da Silva; SANTOS, Letícia Machado dos; MACHADO, Patrícia Matos. O papel do Professor em Educação a Distância: uma abordagem centrada no uso das aulas de videostreaming como estratégia de ensino e aprendizagem. IN: Estratégias de Ensino e Aprendizagem em EaD: tendências e práticas atuais. v. 1. Letícia Machado
dos Santos (Org.). Salvador: Fast Design, 2010.
SILVA, Maria Valesca Damásio de Carvalho; SANTOS, Letícia Machado dos. Saberes Necessários para Atuação em EAD: da Tutoria à Coordenação de Curso. IN: Estratégias de Ensino e Aprendizagem em EAD: Tendências e Práticas Atuais. v. 3. Letícia Machado
dos Santos (Org.). Salvador: Fast Design, 2012.
VASQUES, Adolfo Sanchez. Unidade entre Teoria e Prática. IN: Filosofia da Práxis. 2. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.