Por uma sociologia (crítica) da educação a distância: algumas indicações
Keywords:
Sociology of education, Criticism. Distance education. Information society.Abstract
The e-learning emerge in a context of educational systems expansion, of crisis of critical and radical thought, and the advent of so-called information society. This article seeks to reflect the challenge of rebuilding a critical sociology of education that embraces this new educational modality. Through a review literature only initial, especially Derouet, Wolton and Mattelard, we build a theoretical framework that is complemented with a questioning of the distance education scenario in our country. It is concluded the need for an interdisciplinary analysis of distance education and the importance of not fetishize nor presentiality or virtuality as instruments of educational transformation.Downloads
References
ALTBACH, P. G. MOOCs as Neocolonialism: Who Controls Knowledge? International Higher Education. n. 75, Spring, 2014. pp. 5-7.
BOLTANSKI, L.; CHIAPELLO, È. O novo espírito do capitalismo. São Paulo: UFMG, Martins Fontes, 2009.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
BRASIL. Decreto n. 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 2005.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede - A era da informação: economia, sociedade e cultura. V. 1. São Paulo: Paz e Terra, 2013.
COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Pesquisa sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação no Brasil: TIC domicílios e empresas 2013. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2014.
DEROUET, J. L. A sociologia das desigualdades de educação numa sociedade crítica. Sociologia, Problemas e Práticas. 2004, n.45, pp. 131-143.
FAINHOLC, B. Fragmentos de Programas, profesores y estudiantes virtuales: una sociología de la educación a distancia. Santillana, Buenos Aires, 2009.
GIOLO, J. A educação à distância e a formação de professores. Educ. Soc., Campinas, v. 29, n. 105, p. 1211 1234, set./dez. 2008.
HEY, A. P. Esboço de uma sociologia do campo acadêmico: a educação superior no Brasil. São Carlos: EdUFSCar, 2008.
INTERNATIONAL TELECOMMUNICATION UNION. Measuring the Information Society - Report 2014. Livro eletrônico. 2014.
INEP/MEC. Resultados Censo da educação superior 2013. Disponível em:
http://portal.inep.gov.br/. Acesso em: 23 nov. 2014.
MACHADO, G. J. C.. Haveria de existir sentimento de presença nos ambientes virtuais de aprendizagem?. In: ______. (Org.). Educação e Ciberespaço: Estudos, propostas e desafios. Aracaju: Virtus Editora, 2010, v. , p. 236-254.
MARTINS, C. B. Encontros e desencontros da sociologia e educação no Brasil. Rev. bras. Ci. Soc., São Paulo , v. 18, n. 53, Out. 2003.
______. Estudos Sociológicos sobre Educação no Brasil: comentários críticos. O que ler na Sociologia brasileira 1970 - 2002. São Paulo:
Sumaré, 2002, v. IV.
MATTELART, A. História da sociedade da informação. 2. ed. rev. e amp. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
MCKINSEY & COMPANY. Offline and falling behind: Barriers to Internet adoption. Livro Eletrônico. 2014.
SANTOS, C. A. A expansão da educação superior rumo à expansão do capital: interfaces com a educação a distância. 2008. Tese (Doutorado em Educação)-Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
______.; NOGUEIRA, D. X. P. Federalismo e formação na EaD: colaboração e sobreposição de competências entre os entes federados. Retratos da Escola, v. 6, p. 227, 2012.
SIBILIA, P. A escola no mundo hiper-conectado: Redes em vez de muros?. Matrizes, São Paulo, v. 5, p. 195-211, 2012.
SOUSA, C. A. L. ONGs e Internet: Da Ação Educativa e Política no Lugar ao. Ciberespaço. 2005. Tese (Doutorado em Sociologia)- PUC-SP, São Paulo, 2005.
VITALE, C. R. La despresencialización de la educación superior en América Latina: ¿tema de calidad, de cobertura, de internacionalización o de financiamiento? Apertura, vol. 7, n. 6, nov., 2007, pp. 32-49.
WOLTON, D. Internet, e depois? Uma teoria crítica das novas mídias. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.
ZUIN, A. A. S. Educação a distância ou educação distante?: o Programa Universidade Aberta do Brasil, o tutor e o professor virtual. Educ. Soc., Campinas, v. 27, n. 96, p. 935- 954, out. 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.