Educação a distância: impulso na cultura do ensino e da aprendizagem
Keywords:
EAD. Online Education. Teaching and learning.Abstract
This article get in their context analysis, reflections and theoretical approaches about the history and some phases that permeate distance education, and the importance that this type of education today has in the current scenario. So it is exposing some of the changes are justified and supported by the Law of Education Guidelines and Bases (LDBE) No 9394/96 of 20 December 1996 and Decrees 2494, 2561, 1998 and 5622 of December 19 2005 in force until today, and are the key pieces that determined the concepts that seek to organize new understandings about the theme. However this type of education comes with the view create opportunities for educating pedagogical practices that encourage discoveries, challenges and stimulates the incessant search for new knowledge, expanding their legacy information and enriching the teaching process and learning culture becoming more significant.Downloads
References
BOTH, Ivo J. Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina. 2 ed. Ver; e ampl. – Curitiba – PR: Ibpex, 2008.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nº 9.394/96 de 20 de Dezembro de 1996. Brasília – DF, 1996.
DEMO, Pedro. O Porvir: desafio das linguagens do século XXI – Curitiba – PR: Ibpex, 2007.
FILATRO, Andrea. As teorias pedagógicas fundamentais em EaD. In: LITTO, Frederic M.; FORMIGA, Manuel M. M. (Orgs.). Educação à Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil. p. 96-104. 2008.
GUAREZI, Rita de Cássia M. e Matos, Márcia Mª. Educação a distância sem segredos. – Curitiba – PR: Editora Ibpex, 2009.
JUSTIFINIANI, Antonio Miranda. La educación a distancia, una estrategia para los países en vias de desarrollo: el modelo cubano. In: Educação à Distância, v. 3, n. 6, p. 14 - nov/94, Brasília, INED.
KEARSLEY, G. Educação on-line. Aprendendo e ensinando. Trad. Mauro de Campos Silva. Revisão técnica: Renata Ribeiro. São Paulo. Cengage Learning. 2011.
MEC. Secretaria da EaD; Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. Brasília – DF: 2007.
MENA MERCHÁN. B.; MARCOS PORRAS. M.; MENA MARCOS. J. J. Didáctica y nuevas tecnologias en educación. Madrid: Escuela Española, 2002.
MOORE, M. e KEARSLEY, G. Distance Education. A Systems View. Belmont: Wadsworth, 1996. 1ª edição.
MORAN, J.M. Contribuições para uma pedagogia da educação on-line. In: silva, marco (org). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São paulo: Loyola. 2003.
NISKIER. A. Educação a Distância: Tecnologia da esperança. 2ª Ed. São Paulo: Loyola, 2000.
ROGERS. C. Liberdade de Aprender em nossa Década. 2ª Ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.
SANTAELLA, L. A Aprendizagem ubíqua substitui a educação formal? Revista de Computação e Tecnologia da PUC-SP — Departamento de Computação/FCET/PUC. 2010.
SCREMIN, Sandra B. Educação a Distância: uma possibilidade na Educação Profissional Básica. Florianópolis: Visual Book, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.