A docência na educação a distância da UFGD
Keywords:
Distance Education. Teaching in distance education. Higher education.Abstract
This paper reflects on the figure of the teacher of Distance Education UFGD, seeking to answer questions such as: what is meant by the distance teaching professionals that are ahead of education in the Education Distance sector's UFGD? Roles that teachers should play and which have played? What tasks should perform and which ones have done? What should be the profile of a trader? The data were gathered from the teaching experience of the profes‐ sionals involved in EaD/UFGD as well as through observation, informal inter‐ views, literature research and document in printed media and virtual learning environment of the institution. Data analysis was done in triangulation, com‐ paring data and information obtained in the aforementioned sources, relating them to the theoretical framework and research issues. The results indicate that it was possible to see that the image that the teacher has to distance itself, in the process, not something hermetic or tight, since it is being constructed and deconstructed according to the demands that arise in the teaching‐ learningDownloads
References
ABED ‐ Associação Brasileira de Educação a Distância. Censo EAD BR: Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil 2012. Curitiba: Ibpex, 2013. Disponível em: http://www.abed.org.br/censoead/censoEAD.BR_2012_pt.pdf. Acessado em: 12 abr 2014.
BRASIL. Decreto Nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/Decreto/D5622.htm. Acessado em: 23 mar 2014.
______. Decreto Nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil ‐ UAB. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004‐2006/2006/decreto/d5800.htm. Acessado em: 23 mar 2014.
______. Lei Nº 11.273, de 6 de fevereiro de 2006. Autoriza a concessão de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes de programas de formação inicial e continuada de professores para a educação básica. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004‐2006/2006/Lei/L11273.htm#art2iii. Acessado em: 23 mar 2014.
______. Lei Nº 11.502, de 11 de julho de 2007. Modifica as competências
e a estrutura organizacional da fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ‐ CAPES, de que trata a Lei no 8.405, de 9 de janeiro de 1992. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007‐2010/2007/Lei/L11502.htm. Acessado em: 23 mar 2014.
______. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm#art37. Acessado em: 23 mar 2014.
______. Ministério da Educação e do Desporto. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. Brasília, Agosto de 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf. Acessado em: 23 mar 2014.
______. Portaria Conjunta CAPES/CNPq/Nº 01, de 12 de dezembro de 2007. Disponível em: http://www.uab.capes.gov.br/images/stories/downloads/legislacao/portaria_capes.pdf. Acessado em: 23 mar 2014.
______. Resolução/CD/FNDE Nº 8, de 30 de abril de 2010. Altera os incisos I a V do art. 9º, o § 1º do art. 10 e o item 2.4 do Anexo I da Resolução/CD/FNDE nº 26, de 5 de junho de 2009. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/fnde/legislacao/resolucoes/item/3390‐resolu%C3%A7%C3%A3o‐cd‐fnde‐n%C2%BA‐8‐de‐30‐de‐abril‐de‐2010. Acessado em: 23 mar 2014.
GOUVÊA, G.; C. I. OLIVEIRA. Educação a Distância na formação de professores: viabilidades, potencialidades e limites. 4. ed. Rio de Janeiro, Vieira e Lent. 2006.
VASCONCELOS, Sérgio Paulo Gomes de. Educação a Distância: histórico e perspectivas. Disponível em: http://filologia.org.br/viiifelin/19.htm. Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos. Acessado em: 23 mar 2014.
HOFFMAN, J. & MACKIN, D. Interactive Television Course Design: Michael Moore’s Learner Interaction Model, from the Classroom to Interactive Television. Paper apresentado no International Distance Learning Conference (IDLCON), Washington DC, march. 1996. apud: OLIVEIRA E SILVA, C. R. de. Bases pedagógicas e ergonômicas para concepção e avaliação de produtos educacionais informatizados. Florianópolis:
UFSC (dissertação de mestrado), 1998.
INEP ‐ Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasil teve mais de 7 milhões de matrículas no ano passado. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/visualizar/‐/asset_publisher/6AhJ/content/brasil‐teve‐mais‐de‐7‐milhoes‐de‐matriculas‐no‐ano‐passado. Acessado em: 23 mar 2014.
NUNES, I. B. Noções de Educação a Distância. Disponível em:
http://www.ibase.org.br/~ined/ivoniol.html. Acessado em: 23 mar 2014.
OLIVEIRA, E. N. & CASSUCI, D. S. B. Interação em AVA pelos profissionais da EaD da UFGD. Dourados, 2013, 10 pág. Curso de Mediação Pedagógica em AVA.
ROCHA, Elizabeth M. & OLIVEIRA, Ednei N. de. A Implantação da Educação a Distância na UFGD e a Formação Continuada dos Profissionais para Atuar na Modalidade Educacional. Revista: EaD e Tecnologias Digitais na Educação, Dourados, MS, n° 1, v.1. Disponível em: http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/iewFile/265
/1502. Acessado em: 23 mar 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.