Perfis Sociais e Literatura Clássica: uma experiência didática com Senhora, de José de Alencar

Authors

Keywords:

Redes Sociais, Literatura Clássica, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Leitura

Abstract

The teaching of classical literature faces challenges in the digital culture and frequent use of social media, which promote fragmented and superficial reading. This article presents a didactic experience with Senhora, by José de Alencar, conducted with a class of 25 students from the Technical Course in Agriculture integrated with High School at the Instituto Federal Catarinense (IFC). The objective was to bring students closer to the narrative and characters through the creation of social media profiles, fostering critical reading, creativity, and engagement. The activity included organization, production of profiles and memes, presentation, and application of a questionnaire. The results showed high student participation and satisfaction, with 100% reporting motivation and increased creativity. It was also observed that teacher mediation and the integration of digital technologies promoted a reconnection with classical literature, making the reading process more meaningful and relevant to the contemporary context. The practice indicates that pedagogical strategies combining literary tradition and digital culture can enhance learning and student engagement.

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Author Biographies

Patricia Massarute Pereira Polinski, Instituto Federal Catarinense

Doutoranda em Educação (2025). Licenciada em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Federal do Paraná (2008). Mestra em Estudos Linguísticos - Linguística Aplicada, também pela UFPR (2011). Especialista em EaD, pelo CIPEAD-UFPR (2013). Professora Efetiva do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC-Araquari), desde 2014, atuando como professora de Língua Espanhola, Língua Portuguesa, Produção Textual, Metodologia Científica e Metodologia da Pesquisa, nos cursos de Graduação e Ensino Médio Técnico Integrado e Subsequente e cursos de Língua Espanhola, de Qualificação Profissional (FIC). Áreas de interesse e atuação: Linguística Aplicada ao Ensino; Novas Tecnologias da Inovação e Comunicação aplicadas ao Ensino; Recursos lúdicos; Formação de professores; Metodologia de Ensino de Língua Materna e Estrangeira; Língua e Cultura. Atualmente é coordenadora do Centro de Línguas do IFC - Araquari (CLIFC) e Coordenadora Geral Substituta do Ensino Técnico.

Sonia Regina Mendes dos Santos, Universidade Estácio de Sá

Sonia Regina Mendes dos Santos é doutora em Educação pela UFRJ (2001), com pós-doutorado em Educação pela USP (2011), mestrado pela UERJ (1994) e licenciatura em Pedagogia (UFRJ, 1980) e Psicologia (UFF, 1985). Atuou como professora das séries iniciais no município do Rio de Janeiro (1977–1994) e, posteriormente, como professora associada da UERJ/FEBF (1995–2018), lecionando Didática e Estágio Docente. Também foi docente do Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Comunicação das Periferias Urbanas (PPGECC/UERJ) e Pró-reitora Comunitária e de Extensão da Universidade Unigranrio (2004–2018). Atualmente é docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA), na linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação nos Processos Educacionais, e líder do grupo de pesquisa “Didática, Tecnologias e Formação Docente”. Integra o quadro de avaliadores do INEP para cursos de Psicologia e Pedagogia e pesquisa temas como tecnologias educacionais, didática, formação de professores e extensão universitária. É membro do Fórum de Extensão Universitária das IES Particulares (FOREXP), do qual foi presidente de 2016 a 2020 e novamente de 2022 a 2024.

Published

2025-12-15

How to Cite

Polinski, P. M. P., & Santos, S. R. M. dos. (2025). Perfis Sociais e Literatura Clássica: uma experiência didática com Senhora, de José de Alencar . EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(20). Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20726

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Artigos