Do Plágio à Parceria Cognitiva: proposta de diretrizes institucionais para o uso ético da IA generativa por discentes na EaD

Authors

Keywords:

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, INTEGRIDADE ACADÊMICA, Ética na IA, EAD, Acesso À Educação Superior, Aprendizagem. Educação. Ensino e Aprendizagem. Tecnologia.

Abstract

A ascensão da Inteligência Artificial (IA) Generativa representa um paradigma disruptivo para o ensino superior, desafiando os modelos tradicionais de avaliação e integridade acadêmica. A resposta inicial, focada na detecção e proibição, está se mostrando insuficiente e insustentável, especialmente dentro do ecossistema da Educação a Distância (EaD), onde a autenticidade autoral é uma preocupação central. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo propor um conjunto de diretrizes institucionais para orientar o uso ético e pedagogicamente produtivo da IA por estudantes em EaD. Por meio da metodologia de um ensaio teórico-propositivo baseado na literatura recente, argumenta-se que a superação do dilema "plágio vs. proibição" requer uma mudança de paradigma: da visão da IA como uma ferramenta de fraude para sua concepção como parceiro cognitivo. A proposta está centrada em uma estrutura estruturada em três pilares interdependentes: 1) Transparência e Uso Declarado, que estabelece políticas claras de citação e permissibilidade; 2) Treinamento e Alfabetização em IA, voltados para a educação crítica de alunos e professores; e 3) Reformulação Pedagógica, que incentiva a adoção de avaliações autênticas e focadas no processo de aprendizagem. Conclui-se que a adoção de diretrizes proativas e pedagógicas é fundamental não apenas para salvaguardar a integridade acadêmica, mas também para potencializar a aprendizagem e desenvolver competências essenciais para o exercício profissional em uma sociedade mediada digitalmente.

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Author Biography

Adriano da Silva, UNICID Universidade Cidade de São Paulo

I have a solid background in Information Technology, beginning my journey as an IT Technician at Senac Santo André. I advanced in my academic career with a degree in Information Technology Management from Universidade Estácio de Sá, followed by a postgraduate degree in Information Security at the same institution.

I deepened my knowledge with three additional postgraduate degrees: Higher Education TeachingComputer Network Engineering, and an MBA in Information Security, all from Universidade Cruzeiro do Sul. Currently, I am pursuing a professional master’s degree in Educational Managers Formation at UNICID.

In addition to my academic training, I also hold Cisco CCNA1, CCNA2, and CCNA3 certifications, which complement my expertise in the field.

Since 2018, I have been working as a technology professor and, since 2014, I have been providing consultancy in the technology field. At Senac, I am a faculty member in the area of networks and infrastructure, teaching in IT technical courses and also in free courses in the technology area.

At Grupo Ânima, I perform the role of mediator tutor in the area of information technology. My responsibilities include providing support to the activities of teachers, conducting pedagogical mediation with students, enhancing teaching-learning processes, developing specific activities for students with difficulties, and adopting practices that are proven successful or innovative in the context of distance learning

Published

2025-12-15

How to Cite

Silva, A. da. (2025). Do Plágio à Parceria Cognitiva: proposta de diretrizes institucionais para o uso ético da IA generativa por discentes na EaD. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(20). Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20592

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Artigos