Produção de Material Didático: discussão sobre os referenciais de qualidade e as experiências na Universidade Regional de Blumenau
Keywords:
Material didático, Produção, QualidadeAbstract
O estudo explora os direcionamentos para a produção de material didático (MD) de qualidade na era digital, que transcende a modalidade de ensino a distância e alcança diferentes níveis e formas de ensino. A pesquisa realiza discussões sobre a qualidade dos materiais didáticos e a relação que precisam ter com o público que o utiliza, o qual é cada vez mais adepto às tecnologias digitais. Assim, por meio de uma pesquisa bibliográfica qualitativa e de dados obtidos por meio de documentação direta e observação assistemática na Universidade Regional de Blumenau (FURB) avalia-se o processo de produção de MD nesta instituição. Os resultados trazem a importância do planejamento da produção do MD, da adequação dele às linguagens da web e a contribuição que possuem na construção conjunta da aprendizagem, indo além da mera transmissão de saberes. O estudo também evidencia a dificuldade dos docentes em adaptar seus materiais às novas formas de consumo textual.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
