Inclusão e Tecnologia: experiência de uma criança surda na educação infantil
Keywords:
Tecnologia Educacional, Educação Inclusiva, Cultura Surda, Práticas InclusivasAbstract
Esta pesquisa teve como objetivo compreender a contribuição das tecnologias digitais de comunicação e informação no processo de inclusão de uma criança surda na Educação Infantil. O estudo baseou-se em uma experiência pedagógica realizada em 2017 com um grupo de crianças de 5/6 anos, incluindo uma criança surda. Adotou-se uma abordagem qualitativa, com estudo de caso fundamentado em análise documental e entrevistas com professores, auxiliares, intérprete de Libras, equipe gestora e a mãe da criança. A fundamentação teórica incluiu estudos sobre educação de surdos e inclusão, com destaque para autores como Karnopp, Lodi, Perlin e Strobel. Os resultados indicam que as tecnologias digitais desempenharam um papel significativo na inclusão da criança, promovendo sua participação nas atividades escolares, socialização com os pares e inserção na Cultura Surda. Contudo, o estudo ressalta que o sucesso da inclusão depende do engajamento de todos os envolvidos e do uso crítico e criativo das tecnologias. Conclui-se que a inclusão efetiva requer uma abordagem institucional ampla, na qual as tecnologias sejam ferramentas complementares ao trabalho coletivo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
