Inclusão e Tecnologia: experiência de uma criança surda na educação infantil

Authors

Keywords:

Tecnologia Educacional, Educação Inclusiva, Cultura Surda, Práticas Inclusivas

Abstract

Esta pesquisa teve como objetivo compreender a contribuição das tecnologias digitais de comunicação e informação no processo de inclusão de uma criança surda na Educação Infantil. O estudo baseou-se em uma experiência pedagógica realizada em 2017 com um grupo de crianças de 5/6 anos, incluindo uma criança surda. Adotou-se uma abordagem qualitativa, com estudo de caso fundamentado em análise documental e entrevistas com professores, auxiliares, intérprete de Libras, equipe gestora e a mãe da criança. A fundamentação teórica incluiu estudos sobre educação de surdos e inclusão, com destaque para autores como Karnopp, Lodi, Perlin e Strobel. Os resultados indicam que as tecnologias digitais desempenharam um papel significativo na inclusão da criança, promovendo sua participação nas atividades escolares, socialização com os pares e inserção na Cultura Surda. Contudo, o estudo ressalta que o sucesso da inclusão depende do engajamento de todos os envolvidos e do uso crítico e criativo das tecnologias. Conclui-se que a inclusão efetiva requer uma abordagem institucional ampla, na qual as tecnologias sejam ferramentas complementares ao trabalho coletivo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Jaqueline Maria Coelho Maciel , UDESC

Docente da sme.pmf.sc.gov.br e UDESC

Published

2025-04-21

How to Cite

Coelho Maciel , J. M. (2025). Inclusão e Tecnologia: experiência de uma criança surda na educação infantil. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(18), 154–161. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20045

Issue

Section

Artigos