Tecnologia Assistiva e Autismo Infantil: proposições pedagógicas a partir de um caso simulado
Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista, Educação Inclusiva, Tecnologia AssistivaResumo
Este artigo apresenta uma análise teórica e exploratória sobre a aplicação da tecnologia assistiva na educação infantil, utilizando um estudo de caso hipotético para ilustrar práticas pedagógicas inclusivas. O objetivo é refletir sobre como diferentes tecnologias assistivas podem promover o desenvolvimento integral de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), respeitando sua singularidade e potencial de aprendizagem. A partir de revisão bibliográfica e da investigação de práticas já implementadas em escolas brasileiras, propõe-se a simulação de um ambiente educacional inclusivo, que servirá como base para a elaboração de proposições voltadas ao uso de tecnologias assistivas na educação infantil. Os resultados teóricos indicam que, quando bem integradas, essas tecnologias favorecem autonomia, comunicação e engajamento das crianças. Conclui-se que promover uma cultura inclusiva desde a infância exige políticas públicas, formação docente e colaboração interdisciplinar, reafirmando o direito à educação de qualidade para todos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
