O conhecimento e a consciência de si na formação do professor como forma de resistência ao capitalismo de vigilância
DOI:
https://doi.org/10.30612/eadtde.v14i16.18939Palavras-chave:
Formação docente, Capitalismo de vigilância, Mapa conceitualResumo
Esse artigo pretende chamar a atenção do futuro professor para a importância de uma formação consciente de que o exercício da profissão ocorre em determinado momento histórico, e que as tendências políticas, econômicas e sociais delineiam as tendências educacionais. Essa perspectiva valoriza a visão sistêmica, instiga reflexões e a aquisição de um conhecimento contextualizado, propiciando uma maior compreensão dos mecanismos que regem as mudanças na atual sociedade midiática. Como usuários das redes sociais e dos sites de busca, é da maior relevância para o aluno estagiário a criação de espaços dialógicos para promover a criticidade ante a nova ordem econômica, cunhada por Zuboff (2019) capitalismo de vigilância. É premente qualificar a educação para entender o processo de massificação dessa nova cultura com o objetivo de criar resistência a esse voraz consumidor da nossa liberdade individual de pensamento. Em se tratando de um texto de cunho pedagógico, apresentamos como exemplo de metodologia ativa, aplicada para explorar o tema em estudo, um mapa conceitual elaborado com o software CmapTools.
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