A pesquisa como metodologia de ensino na geografia escolar: Reflexões a partir de vivência no Ensino Fundamental
DOI :
https://doi.org/10.5418/ra2020.v16i30.12665Mots-clés :
Pesquisa, Ensino, AprendizagemRésumé
A pesquisa como princípio educativo constitui uma importante estratégia metodológica de ensino e aprendizagem. Esse trabalho consiste na sistematização de reflexões acerca da experiência vivenciada com a execução do Projeto de Ensino intitulado A pesquisa no âmbito da Geografia Escolar, tendo o tema Geografia e Cidadania como eixo norteador e a África como conteúdo contemplado. O projeto foi desenvolvido em uma escola pública de São João do Sabugi- RN/Brasil. O percurso metodológico realizado abrangeu pesquisa bibliográfica em Demo (2015), Cavalcante (2017) e Franco (2015); e documental, por meio do Projeto Político Pedagógico e do Regimento Escolar. A partir da experiência vivenciada constatou-se que a pesquisa como procedimento metodológico na Educação Básica contribui para o processo de ensino e aprendizagem alinhado aos paradigmas educacionais contemporâneos, permitindo a formação de sujeitos ativos, reflexivos e capazes de atuar crítico e construtivamente na sociedade em que vivem, exercendo, assim, sua cidadania.
Téléchargements
Références
AZEVEDO, Celicina Borges. Metodologia científica ao alcance de todos. 3 ed. Barueri: São Paulo: Manole, 2013.
CAVALCANTI, L. de Souza. A geografia e a realidade escolar contemporânea: Avanços, caminhos, alternativos. ANAIS DO I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – Perspectivas atuais. Belo Horizonte: novembro de 2010.
______. Geografia, escola e construção de conhecimento. 13. ed. Campinas, SP: Papirus, 1998 - (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
______. O trabalho do professor de geografia e tensões entre demandas da formação e do cotidiano escolar. In, Conhecimentos da geografia: percursos de formação docente e práticas na educação básica. Belo Horizonte: ICG, 2017. (p. 100-123).
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 10 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2015. – (coleção educação contemporânea).
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. 3, p. 601-614, jul./set. 2015.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
MAGALHÃES, Cláudia et. al. Projeto Apoema geografia 8. 2 ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2015.
PONTUSCHKA, Nídia Nacib. Para ensinar e aprender Geografia. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009. - (Coleção docente em formação. Série Ensino Fundamental).
RIO GRANDE DO NORTE. Secretaria de Estado da Educação e da Cultura. Escola Estadual Santa Terezinha. Projeto político pedagógico. São João do Sabugi, 2015. 53p.
SILVA, Léa Ribeiro da. Docência na contemporaneidade: desafios para professores no ensino superior. Revista Primus Vitam - Nº 5 – 1º semestre de 2013.
VESENTINI, J. W. (Org.). O ensino de geografia no século XXI. 4. ed. Campinas, SP: Papirus, 2004.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors retain copyrights and grant the Journal the right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this Journal.
Authors are permitted to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the Journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or in a book chapter), with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to publish and share their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Open Access - http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)