O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS TRABALHOS APRESENTADOS NO XI ENANPEGE

Autores

  • Helena Copetti Callai Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo – USP. Professora na Universidade de Ijuí - UNIJUÍ e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIJUI. Departamento de Humanidades e Educação UNIJUI- Rua do Comércio, 3000, Bairro Universitário, Ijuí-RS, 98700-000
  • Lana de Souza Cavalcanti Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo – USP. Professora no Instituto de Estudos Socioambientais da UFG e atua no Programa de Pós-Graduação em Geografia deste Instituto. Instituto de Estudos Socioambientais, Campus Samambaia da UFG - Av. Esperança, s/n;CEP: 74.690-900, Goiânia – GO;
  • Sonia Maria Vanzela Castellar Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo – USP. Professora na Faculdade de Educação da USP e atua no Programa de Pós-Graduação em Geografia FFLCH. Faculdade de Educação, Av. da Universidade, 308 – Butatã, São Paulo – SP, CEP: 05508-040.
  • Vanilton Camilo de Souza Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás – UFG. Professor no Instituto de Estudos Socioambientais da UFG e atual no Programa de Pós-Graduação em Geografia deste instituto. Instituto de Estudos Socioambientais, Campus Samambaia da UFG - Av. Esperança, s/n CEP: 74.690-900, Goiânia – GO.

DOI:

https://doi.org/10.5418/RA2016.1218.0003

Resumo

O texto apresenta uma análise das principais características dos trabalhos aprovados para o Grupo de Trabalho (GT) Ensino de Geografia do XI Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia (ENANPEGE). Após a leitura dos trabalhos e do relatório do GT, foi possível identificar conteúdos que se constituem em quatro grupos temáticos diferentes: metodologia de ensino  de Geografia; currículo no ensino da Geografia; formação de professores de Geografia e ensino e aprendizagem em geografia. Fundamentando-se nesses trabalhos e nos estudos dos autores deste artigo, o texto traz também a síntese de elementos mais genéricos da pesquisa na área nos últimos anos, indicando aspectos da perspectiva teórico-metodológica dos coordenadores desse GT

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Callai, H. C., Cavalcanti, L. de S., Castellar, S. M. V., & Souza, V. C. de. (2017). O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS TRABALHOS APRESENTADOS NO XI ENANPEGE. Revista Da ANPEGE, 12(18), 43–55. https://doi.org/10.5418/RA2016.1218.0003

Edição

Seção

Artigos