O Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina (UEL)
tendências, desafios e perspectivas
DOI :
https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17466Mots-clés :
Pesquisa Científica, Formação Acadêmica, Formação Técnica, Relevância SocialRésumé
O presente artigo tem como finalidade apresentar o Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina (PPGEO/UEL), com o objetivo de compartilhar as experiências do percurso de sua história e avaliar os seus principais impactos no âmbito da universidade e da comunidade local/regional, bem como suas perspectivas em escalas mais amplas. Como metodologia, a análise quanti-qualitativa se baseou em textos documentais escritos ao longo dos anos para o preenchimento da Plataforma Sucupira e em dados coletados na aplicação de formulários em egressos. Como resultados, avalia-se que, ao longo de sua história, o PPGEO tem contribuído com a formação de excelência e compromisso social de gerações de pesquisadores, produtores de uma multiplicidade de pesquisas científicas com relevância educacional e social. Conclui-se que o programa tem atingido metas importantes de formação profissional para o ensino superior, educação básica, entre outras formas de atuação nos campos próprios da Geografia, impactando a sociedade de diferentes formas e dimensões.
Téléchargements
Références
ANTONELLO, Ideni Terezinha; MOURA, Jeani Delgado Paschoal; VENDRAME, Pedro Rodolfo Siqueira. Interfaces Socioespaciais e Geoambientais/Interfaces Socioespaciales y Geoambientales (Coletânea bilíngue – português/espanhol). Londrina, 2021.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Mudanças na ficha de avaliação valorizam qualidade dos programas. Disponível em: www.capes.gov.br/pt/36-noticias/9370-mudancas-na-ficha-de-avaliacao-valorizam-qualidade-dos-programas. Acesso em: 28 jun. 2019.
NOBRE, Lorena Neves; FREITAS, Rodrigo Randow de. A evolução da pós-graduação no Brasil: histórico, políticas e avaliação. Brazilian Journal of Production Engineering, São Mateus, v. 3, n. 2, p. 18-30, 2017.
ORTIGOZA, Sílvia Aparecida Guarnieri; POLTRONIÉRI, Lígia Celoria; MACHADO, Lucy Marion. Calderini Philadelpho. A atuação profissional dos egressos como importante dimensão no processo de avaliação de programas de pós-graduação. Sociedade & Natureza, Uberlândia, v. 24, n. 2, 243-254, 2012.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors retain copyrights and grant the Journal the right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this Journal.
Authors are permitted to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the Journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or in a book chapter), with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to publish and share their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Open Access - http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)