Localização como estratégia: o impacto social do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade de Brasília

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2025.v21i46.20805

Palavras-chave:

Impacto Social, Programa de pós-graduação em Geografia, Brasília

Resumo

O Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade de Brasília (PPGGEA/UnB) tem se consolidado como um espaço de produção científica e de impacto social, articulando pesquisa, ensino e extensão em temas voltados à análise ambiental, geoprocessamento e produção do espaço urbano e rural. Sua localização em Brasília favorece o diálogo com instituições públicas e a aplicação do conhecimento geográfico em políticas de planejamento territorial, sustentabilidade e justiça socioambiental. Entre 2021 e 2024, o Programa ampliou suas parcerias nacionais e internacionais, desenvolvendo estudos sobre mudanças climáticas, governança e educação geográfica. Com forte inserção de egressos em órgãos públicos, universidades e organizações sociais, o PPGGEA reafirma o papel estratégico da universidade pública na produção de conhecimento comprometido com a transformação social, a gestão sustentável dos territórios e o fortalecimento da democracia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helen Gurgel, UnB - Universidade de Brasília

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1996), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE (2000), doutorado em Geografia e Prática do Desenvolvimento pela Universidade de Paris X (2006). Realizou pós-doutorado no INPE em parceria com o Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento - IRD (2007-2008) e foi pesquisadora visitante na UMR-ESPACE-DEV no IRD (2017-2018). Trabalhou como técnica especialista no Ministério da Saúde e do Meio Ambiente (2008 a 2011). Desde 2011 é docente da Universidade de Brasília - UnB, onde atualmente é professora associada, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEA), e coordenadora do Laboratório de Geografia, Ambiente e Saúde (LAGAS). Desde 2017 é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Saúde da FIOCRUZ Brasília. Coordena pela UnB o Laboratório Misto Internacional - LMI Sentinela uma parceria entre a UnB - FIOCRUZ e o IRD, desde 2018. É Co-editora da revista franco-brasileira de geografia - Confins (Paris), desde 2021 e Editora associada da revista Cadernos de Saúde Pública desde 2025.

Daniel A. de Azevedo, Universidade de Brasília - UnB

Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade de Brasília. Trabalha com a relação espaço político e democracia, e especial interesse em Geografia Eleitoral. Graduado, mestre e doutor em Geografia Humana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Defende a tese de doutorado com o título "Democracia participativa como um sofisma: uma interpretação geográfica da democracia" e realizou estágio em doutoramento em Washington D.C. (American University - Centro de Estudos sobre América Latina) e na Cidade do México (UNAM - Departamento de Geografia). Concluiu pós-doutorado na Universidad Nacional Autónoma de México. Atualmente, é coordenador-geral do Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço e Democracia (Gepedem) e Editor da Revista Espaço e Geografia, É membro da mesa-diretora (Steering Committee) da Comissão de Geografia Política da União Geográfica Internacional (UGI) e membro do Grupo de Trabalho de Geografia Política da Association Internationale de Géographie Francophone (AIGF). Vice-Presidente da Rede Brasileira de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território (REBRAGEO).

Vinicius Vasconcelos , Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação em Geografia pela Universidade de Brasília (2006). Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de Geografia da Universidade de Brasília, com enfoque na relação solo-paisagem e classificação de formas de terreno (2011). Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de Geografia da Universidade de Brasília (2016) com enfoque em classificação e fragmentação de formas de terreno de relevos tropicais. Durante o doutorado foi contemplado com uma bolsa sanduíche na Universidade Guelph, Canadá. Pós-doutorado em Ecologia Aplicada (2018) e Pós-doutorado em Geomorfologia (2019). Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade de Brasília - UnB. 

Referências

AZEVEDO, D. A. A democracia e o desenvolvimento local: as prefeituras comunitárias do Plano Piloto - Distrito Federal. Brasília: IPE-DF, 2024. (Texto para Discussão, n. 91.

AZEVEDO, D. A.; BEZERRA, J. E.; XAVIER, V. B. Novas estratégias político-espaciais em um Brasil polarizado: o estudo de caso da Feira Agroecológica da Ponta Norte de Brasília (DF-Brasil). REVISTA NERA (UNESP), v. 25, p. 154-179, 2022.

COSTA, E. B. Del patrimonio territorial eurocentrado al patrimonio-territorial decolonial. Giro epistémico desde el Sur. Eutopía: Revista de Desarrollo Económico Territorial, v. 25, p. 11-32, 2024.

FONSECA, M. R. S.; UAGODA, R. E. S.; CHAVES, H. M. L. Runoff, soil loss, and water balance in a restored Karst area of the Brazilian Savanna. CATENA, v. 222, p. 106878, 2023.

LARANJA, R. E. P. et al. Metodologias Ativas no Ensino da Geografia. 1. ed. Brasília: Selo Caliandra, 2024.

MEEK, D. et al. Race and the political ecology of education in Brazil: A spatial analysis of rural school closures. Journal of Political Ecology, v. 31, n. 1, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.2458/jpe.5135. Acesso em: [Data de Acesso].

QUEIROZ, P. T. Q. Patrimônio-territorial indígena na urbanização de Brasília e no Santuário Sagrado dos Pajés: Contexto Latinoamericano. 2021. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2021.

SANZIO ARAÚJO DOS ANJOS, R. African Brazil: Geographies, Cartographies and Invisibilities - 20. In: SANTOS, V. S. (Org.). GENERAL HISTORY OF AFRICA – X Africa and Its Diasporas. 1. ed. Paris - France: United Nation Educational, Scientific and Cultural Organization, 2023. v. X, p. 575-590.

XAVIER, D. R. et al. Involvement of political and socio-economic factors in the spatial and temporal dynamics of COVID-19 outcomes in Brazil: A population-based study. The Lancet Regional Health - Americas, v. -, p. 100221, 2022.

Downloads

Publicado

2026-01-25

Como Citar

Gurgel, H., Azevedo, D., & Vasconcelos , V. (2026). Localização como estratégia: o impacto social do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade de Brasília. Revista Da ANPEGE, 21(46). https://doi.org/10.5418/ra2025.v21i46.20805

Edição

Seção

Dossiê - Impactos Sociais dos PPGs em Geografia