A primeira década do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Jataí

uma análise a partir da visão dos egressos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17480

Palavras-chave:

Autoavaliação, Acompanhamento de Egressos, Qualificação acadêmica

Resumo

O Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGGeo da Universidade Federal de Jataí, nível mestrado, entrou em funcionamento no ano de 2009 e o curso de doutorado, no ano de 2016. Este artigo tem como objetivo geral realizar uma avaliação da primeira década de implantação do PPGGeo a partir da perspectiva dos egressos do programa. Até o final de 2020, encerramento do quadriênio, 69% dos egressos responderam ao formulário da pesquisa. Entre os resultados, constata-se que o programa possui uma abrangência regional, com forte inserção no Centro-Oeste brasileiro, sendo de grande importância para a titulação de professores que atuam na educação básica e superior da região (65% dos participantes). Ainda, constatou-se que a avaliação realizada pelos egressos é condizente com o conceito 4 obtido pelo programa na avaliação quadrienal 2017-2020, indicando pontos em que o programa precisa avançar para o quadriênio seguinte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alécio Perini Martins, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Doutor em Geografia – Professor Adjunto, Instituto de Geografia, Universidade Federal de Jataí (UFJ).

Maria José Rodrigues, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Doutora em Geografia – Professora Adjunta, Instituto de Geografia, Universidade Federal de Jataí (UFJ).

Suzana Ribeiro Lima Oliveira, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Doutora em Geografia – Professora Adjunta, Instituto de Geografia, Universidade Federal de Jataí (UFJ).

Referências

BRASIL (2019). Documento de área – Geografia (Área 36). Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/sobre-a-avaliacao/areas-avaliacao/sobre-as-areas-de-avaliacao/colegio-de-humanidades/ciencias-humanas/geografia. Acesso em: 15 maio 2023.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social. Goiânia: C&A Alfa Comunicações, 2019.

MOURA JUNIOR, Francisco Tomaz; OLIVEIRA, Suzana Ribeiro Lima; BARBOSA, Wânia Ferraz. Análise das produções teóricas sobre ensino e formação de professores de Geografia do PPGGeo/UFJ. In: SILVA, Márcia Cristina da; RODRIGUES, Maria José; JUNIOR, Pedro França. Goiânia: Kelps, 2021.

MOURA JUNIOR, Francisco Tomaz; OLIVEIRA, Suzana Ribeiro Lima; SANTOS, Luline Silva Carvalho. Reflexões Geográficas sobre o Cerrado: apropriação e uso, a cidade e o ensino. In: MARTINS, Alécio Perini; CABRAL, João Batista Pereira. Reflexões geográficas no Cerrado brasileiro. Curitiba: CRV, 2020. v. VII.

MOURA JUNIOR, Francisco Tomaz; OLIVEIRA, Suzana Ribeiro Lima. A importância do conceito de escala geográfica para a compreensão socioespacial do Cerrado. In: MARTINS, Alécio Perini; CABRAL, João Batista Pereira. Reflexões geográficas no Cerrado brasileiro. Curitiba: CRV, 2019.

ORTIGOZA, Silvia Aparecida Guarnieri; POLTRONIERI, Lígia Celoria; MACHADO, Lucy Marion C. Philadelpho. A atuação profissional dos egressos como importante dimensão no processo de avaliação de programas de pós-graduação. Sociedade & Natureza, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sn/a/cDZqz8HNB6J6ZtMcbgDmXcn/?lang=pt. Acesso em: 15 maio 2023.

SOUZA, Kelma Patrícia de. Produção acadêmica, rede científica e formação da comunidade epistêmica no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia: uma contribuição dos estudos métricos da informação. 2023. 320 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.

Downloads

Publicado

2023-10-05

Como Citar

Martins, A. P., Rodrigues, M. J., & Oliveira, S. R. L. (2023). A primeira década do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Jataí: uma análise a partir da visão dos egressos. Revista Da ANPEGE, 19(39). https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17480

Edição

Seção

Panorama da Pós-Graduação em Geografia no Brasil 2023