A primeira década do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Jataí
uma análise a partir da visão dos egressos
DOI:
https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17480Palabras clave:
Autoavaliação, Acompanhamento de Egressos, Qualificação acadêmicaResumen
O Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGGeo da Universidade Federal de Jataí, nível mestrado, entrou em funcionamento no ano de 2009 e o curso de doutorado, no ano de 2016. Este artigo tem como objetivo geral realizar uma avaliação da primeira década de implantação do PPGGeo a partir da perspectiva dos egressos do programa. Até o final de 2020, encerramento do quadriênio, 69% dos egressos responderam ao formulário da pesquisa. Entre os resultados, constata-se que o programa possui uma abrangência regional, com forte inserção no Centro-Oeste brasileiro, sendo de grande importância para a titulação de professores que atuam na educação básica e superior da região (65% dos participantes). Ainda, constatou-se que a avaliação realizada pelos egressos é condizente com o conceito 4 obtido pelo programa na avaliação quadrienal 2017-2020, indicando pontos em que o programa precisa avançar para o quadriênio seguinte.
Descargas
Citas
BRASIL (2019). Documento de área – Geografia (Área 36). Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/sobre-a-avaliacao/areas-avaliacao/sobre-as-areas-de-avaliacao/colegio-de-humanidades/ciencias-humanas/geografia. Acesso em: 15 maio 2023.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social. Goiânia: C&A Alfa Comunicações, 2019.
MOURA JUNIOR, Francisco Tomaz; OLIVEIRA, Suzana Ribeiro Lima; BARBOSA, Wânia Ferraz. Análise das produções teóricas sobre ensino e formação de professores de Geografia do PPGGeo/UFJ. In: SILVA, Márcia Cristina da; RODRIGUES, Maria José; JUNIOR, Pedro França. Goiânia: Kelps, 2021.
MOURA JUNIOR, Francisco Tomaz; OLIVEIRA, Suzana Ribeiro Lima; SANTOS, Luline Silva Carvalho. Reflexões Geográficas sobre o Cerrado: apropriação e uso, a cidade e o ensino. In: MARTINS, Alécio Perini; CABRAL, João Batista Pereira. Reflexões geográficas no Cerrado brasileiro. Curitiba: CRV, 2020. v. VII.
MOURA JUNIOR, Francisco Tomaz; OLIVEIRA, Suzana Ribeiro Lima. A importância do conceito de escala geográfica para a compreensão socioespacial do Cerrado. In: MARTINS, Alécio Perini; CABRAL, João Batista Pereira. Reflexões geográficas no Cerrado brasileiro. Curitiba: CRV, 2019.
ORTIGOZA, Silvia Aparecida Guarnieri; POLTRONIERI, Lígia Celoria; MACHADO, Lucy Marion C. Philadelpho. A atuação profissional dos egressos como importante dimensão no processo de avaliação de programas de pós-graduação. Sociedade & Natureza, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sn/a/cDZqz8HNB6J6ZtMcbgDmXcn/?lang=pt. Acesso em: 15 maio 2023.
SOUZA, Kelma Patrícia de. Produção acadêmica, rede científica e formação da comunidade epistêmica no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia: uma contribuição dos estudos métricos da informação. 2023. 320 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors retain copyrights and grant the Journal the right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this Journal.
Authors are permitted to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the Journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or in a book chapter), with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to publish and share their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Open Access - http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)