De Rondônia para a Pan-Amazônia
a contribuição do primeiro doutorado em Geografia da região Norte na concepção dos egressos
DOI:
https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17476Palavras-chave:
Pós-graduação, Geografia, Pan-Amazônia, acompanhamento de egressosResumo
Este estudo tem como objetivo compreender o papel do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia no contexto de formação de mestres e doutores para o desenvolvimento da Pân-Amazônia, levando em consideração a percepção dos egressos na formação recebida. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, com aplicação de questionário aos egressos titulados das turmas 2006 a 2019. Os resultados foram analisados de acordo com a análise de conteúdo de Laurence Bardin (1977) e dentre os principais achados foram identificadas algumas dificuldades encontradas pelos egressos durante o curso e que podem servir como instrumento para autoavaliação do Programa. A taxa de empregabilidade após o curso é alta, sendo que apenas 5% disseram estar desempregados. Os destinos profissionais dos egressos do Programa, está principalmente na área da educação e, ainda, em setores estratégicos da sociedade, demonstrando a importância do Programa na formação e produção de uma ciência geográfica Amazônica.
Downloads
Referências
ANDRADE, Manoel C. de A. A construção da geografia brasileira. In: RA’EGA. Espaço Geográfico em Análise, v. 3, 1999, p. 19-34.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições Persona, 2007.
BRASIL, Walterlina; ANDRETTA, Pedro Ivo Silveira; SOUSA, Natan Gomes. Constituição Regional da Qualificação Docente Universitária. AMAZÔNIA, TERRITÓRIO E EDUCAÇÃO: Migrações e Políticas Públicas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016. 258 p.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Documento da área. Área 36 Geografia. Coordenação de Pessoal de Nível Superior. Brasília/DF: CAPES, 2019, 32p.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Diretoria de Avaliação. Ficha de Avaliação Quadrienal 2021: Geografia. Brasília: Capes, 2021. 16 p.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Diretoria de Avaliação. Ficha de Avaliação Quadrienal 2017-2020: Geografia. Brasília: Capes, 2017. 6p.
CABRAL, Thiago Luiz de Oliveira; SILVA, Fernanda Cristina da; PACHECO, Andressa Sasaki Vasques; MELO, Pedro Antônio de. A Capes e suas Sete Décadas: trajetória da pós-graduação stricto sensu no Brasil. Revista Brasileira de Pós-graduação-RBPG, ISSN (on-line): 2358-2332. Brasília, v. 16, n. 36, out. 2020.
CNPq Diretório dos grupos de pesquisa no Brasil Lattes.Disponível em: http://lattes.cnpq.br/web/dgp/como-os-dados-sao-obtidos/.
DANTAS, Eustógio Wanderley Correia. A volta aos periódicos. Revista da ANPEGE, v. 7, n. 1, p. 119-134, 2011.
DOS SANTOS, Carine Silva; BORGES, Sandro Figueiredo; DE OLIVEIRA, Thiago Azevedo Sá. Lendas da Amazônia transfronteiriça: uma ponte literária entre o Brasil e a Guiana Francesa. Revista Científica Sigma, v. 3, n. 1, p. 126-141, 2022.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA – UNIR. Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia, aprovado pela Resolução n. 261/Consea, de 27 de julho de 2011. Porto Velho: UNIR, 2016b.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA – UNIR. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG 2005-2010/Coordenação de Pessoal de Nível Superior. Brasília/DF: Capes, 2010, 91 p.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA – UNIR. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG 2011-2020/Coordenação de Pessoal de Nível Superior. Brasília/DF: CAPES, 2010, 309 p.
MENDONÇA, Francisco. Temas, tendências e desafios da geografia na pós-graduação brasileira. Revista da ANPEGE, v. 2, n. 2, p. 7-20, 2005.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência e Saúde Coletiva, v. 17, n. 3, p. 621-626, mar. 2012.
ORTIGOZA, S. A. G.; POLTRONIÉRI, L. C.; MACHADO, L. M. C. P. A atuação profissional dos egressos como importante dimensão no processo de avaliação de programas de pós-graduação. Revista Sociedade & Natureza, 24(2), 243-254. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1982-45132012000200006.
PENA, Mônica Diniz Carneiro. Acompanhamento de egressos: análise conceitual e sua aplicação no âmbito educacional brasileiro. Educação Tecnológica, Belo Horizonte, v. 5, n. 2, p. 25-30, jul./dez. 2000. Disponível em: http://www2.cefetmg.br/dppg/revista/arqRev/revistan5v2-artigo.pdf. Acesso em: 27 ago. 2019.
SILVA, José B. da.; DANTAS, Eustógio W. C. A pós-graduação em Geografia no Brasil:
uma contribuição à política de avaliação. Revista da ANPEGE, n. 2, p. 21-37, 2005.
SILVA, José Borzacchiello; OLIVEIRA, Márcio Piñon. A trajetória da pós-graduação no Brasil e a ANPEGE: algumas questões sociais. Revista da ANPEGE, v. 5, p. 106-122, 2009.
SILVA, Franciara Santos et al. Um olhar sobre a construção social da agroecologia na Amazônia. In: SOUSA, Romier da Paixão et al. (org.). Agroecologia: diálogos entre ciência e práxis em agroecossistemas familiares na Amazônia. São Paulo: FFLCH/USP, 2022.
SUCUPIRA/CAPES. Relatório Coleta Capes – Ano base 2019. Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia. 2020. 147p
SUERTEGARAY, Dirce Maria A. A expansão da pós-graduação em Geografia e a ANPEGE. Revista da ANPEGE, v. 1, n. 1, p. 17-32, 2003.
SUERTEGARAY, D. M. A. Rumos e rumores da pós-graduação e da pesquisa em Geografia no Brasil. Revista da ANPEGE, v. 3, p. 17-31, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors retain copyrights and grant the Journal the right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this Journal.
Authors are permitted to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the Journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or in a book chapter), with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to publish and share their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Open Access - http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)