Ferramentas didáticas para o ensino de Língua Portuguesa: gêneros textuais, transposição e modelo didáticos

Autores

  • Adair Vieira Gonçalves UNESP

Palavras-chave:

Modelo didático. Gêneros Textuais. Instrumento didático.

Resumo

O presente texto será baseado nos aportes teóricos do Interacionismo Sócio-Discursivo (ISD) e do grupo de Didática de Línguas da UNIGE-Genebra/ Suíça e propõe práticas pedagógicas inspiradas na noção de Modelo Didático (MD), a partir da conceituação teórica de gêneros textuais e de transposição didática. O MD subsidia o trabalho docente e favorece o ensino-aprendizagem na compreensão/ produção de textos em língua materna. O trabalho abordará os três aspectos do “folhado textual” de Bronckart: capacidades de ação, capacidades discursivas e as capacidades linguístico-discursivas, necessárias para a construção do modelo. O MD, enfim, é uma síntese prática que orienta ações do professor e torna evidente aquilo que pode ser ensinado, neste caso específico, o gênero artigo de opinião.

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Publicado

18.12.2008

Como Citar

Gonçalves, A. V. (2008). Ferramentas didáticas para o ensino de Língua Portuguesa: gêneros textuais, transposição e modelo didáticos. Raído, 2(4), 43–60. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/97

Edição

Seção

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA