Entre o ofício de escrever e o de ensinar: um panorama da autoria feminina na história da Literatura infantil brasileira (1880-1960)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v19i47.19836

Palavras-chave:

Literatura infantil, Autoria feminina, panorama, professoras, escritoras

Resumo

Tendo em vista a importância de melhor compreendermos aspectos da autoria feminina na história da literatura infantil brasileira, objetiva-se neste artigo apresentar um panorama das escritoras brasileiras que se dedicaram a esse gênero literário entre o final do século XIX e a década de 1960. Para isso, realizou-se levantamento de a partir do catálogo da Biblioteca Infantil do Instituto de Educação “Caetano de Campos” e do catálogo Literatura Infantil e Juvenil em Língua Portuguesa (1955), organizado por Lenyra Fraccaroli.  Mediante abordagem histórica, pautada na perspectiva da Nova História Cultural, são apresentadas reflexões de natureza quantitativa e qualitativa, que buscam mapear a presença feminina na escrita da literatura infantil brasileira, com especial atenção aos espaços profissionais ocupados por essas mulheres no período enfocado. Verifica-se que foi na medida em que a educação feminina se ampliou e a docência passou a ser percebida como ofício eminentemente feminino, que cresceu o número de autoras de literatura infantil no cenário nacional num esforço hercúleo dessas mulheres em romper com os estigmas e amarras de uma sociedade machista e excludente em relação ao público feminino.

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Biografia do Autor

Fernando Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal de São Paulo

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Pós-Doutorado em História da Educação junto à Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista, campus Araraquara (2019-2020). Doutor e Mestre em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília. Graduado em Pedagogia pela FFC-UNESP-Marília; graduado em Letras pela Faculdade da Alta Paulista. Líder do NIPELL - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Ensino de Língua e Literatura. Realiza pesquisas sobre: Literatura infantil e juvenil; Ensino de Literatura; Ensino de Língua Portuguesa; Alfabetização, Leitura e Escrita; Livro, edições didáticas e impressos.  É autor e organizador de livros; autor de artigos e autor de capítulos de livros.

Larissa Santos Cordeiro da Silva, Universidade Federal de São Paulo

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo (PPGE- Unifesp). Mestre em Educação pelo PPGE-Unifesp. Graduada em Letras pela mesma Universidade. Tem experiência na área de  Literatura Infantil e Juvenil, Literatura de autoria feminina, Feminização do Magistério e História da Educação. Desenvolve pesquisa de abordagem histórica sobre Literatura Infantil e Juvenil e História da Educação. Integrante do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Ensino de Língua e Literatura - NIPELL.

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Publicado

24.09.2025

Como Citar

Oliveira, F. R. de, & Silva, L. S. C. da. (2025). Entre o ofício de escrever e o de ensinar: um panorama da autoria feminina na história da Literatura infantil brasileira (1880-1960): . Raído, 19(47), 115–134. https://doi.org/10.30612/raido.v19i47.19836

Edição

Seção

Literatura infantil e juvenil escrita por mulheres no contexto ibero-americano: gênero e cânone