Entre o ofício de escrever e o de ensinar: um panorama da autoria feminina na história da Literatura infantil brasileira (1880-1960)
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i47.19836Palavras-chave:
Literatura infantil, Autoria feminina, panorama, professoras, escritorasResumo
Tendo em vista a importância de melhor compreendermos aspectos da autoria feminina na história da literatura infantil brasileira, objetiva-se neste artigo apresentar um panorama das escritoras brasileiras que se dedicaram a esse gênero literário entre o final do século XIX e a década de 1960. Para isso, realizou-se levantamento de a partir do catálogo da Biblioteca Infantil do Instituto de Educação “Caetano de Campos” e do catálogo Literatura Infantil e Juvenil em Língua Portuguesa (1955), organizado por Lenyra Fraccaroli. Mediante abordagem histórica, pautada na perspectiva da Nova História Cultural, são apresentadas reflexões de natureza quantitativa e qualitativa, que buscam mapear a presença feminina na escrita da literatura infantil brasileira, com especial atenção aos espaços profissionais ocupados por essas mulheres no período enfocado. Verifica-se que foi na medida em que a educação feminina se ampliou e a docência passou a ser percebida como ofício eminentemente feminino, que cresceu o número de autoras de literatura infantil no cenário nacional num esforço hercúleo dessas mulheres em romper com os estigmas e amarras de uma sociedade machista e excludente em relação ao público feminino.
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