Desenvolvimento da escrita acadêmico-científica em contexto de formação continuada de professores de Língua Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17074

Palavras-chave:

letramentos acadêmicos, escrita acadêmico-científica, escrita da fundamentação teórica

Resumo

Este artigo traz resultados de um estudo de caso, cujo objetivo é compreender o processo de desenvolvimento da escrita acadêmico-científica de um aluno do Mestrado Profissional em Letras em Rede (Profletras) – centrado na formação continuada de professores de Língua Portuguesa da Educação Básica –, a partir da instrumentalização de mediações formativas do orientador. O corpus da pesquisa é composto pelas primeiras versões do texto dissertativo do mestrando, mais especificamente, pelas subseções da fundamentação teórica, as quais passaram por intervenções formativas do orientador, por meio da ferramenta de revisão Microsoft Word. Os dados são analisados e interpretados à luz dos preceitos da Semântica do Agir desenvolvida pelo Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), assim como das discussões que envolvem a escrita acadêmico-científica. Os resultados apontam indícios de surgimento da instância de ator na escrita do professor-pesquisador (PP), instrumentalizado por processos de mediação formativa do professor-orientador (PO). Nesse sentido, a ferramenta de revisão Microsoft Word funcionou como um instrumento mediador para um agir acadêmico-científico situado sóciohistoricamente e para a interação entre PP e PO.

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Biografia do Autor

Eliana Merlin Deganutti de Barros, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Possui graduação em Letras/Anglo pela Universidade Estadual de Londrina (2005), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Unopar (2007) e mestrado (2008/bolsa CAPES) e doutorado (2012/bolsa CAPES) em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Professora adjunta da Universidade Estadual Norte do Paraná (UENP/Cornélio Procópio), atuando na Graduação em Letras Português-Inglês, na especialização em Ensino da Língua Portuguesa (EAD), no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e no Mestrado em Ensino (PPGEN). Coordenadora pedagógica da Especialização em Ensino da Língua Portuguesa, no sistema EAD, financiada pela UAB. Coordenou projetos de ensino vinculados aos Programas PIBID e Residência Pedagógica, na área do ensino da Língua Portuguesa. Representante do Paraná no Programa Escrevendo o Futuro (Olimpíada de Língua Portuguesa), como docente formadora de professores. É líder do Grupo de Pesquisa/CNPQ "Diálogos linguísticos e ensino: saberes e práticas" (DIALE /UENP) e pesquisadora do Linguagem e Educação (LED / UEL) e Gêneros discursivos e formações formativas (GEDFOR / UFGD). Fa parte da rede interinstitucional LILA - Laboratórios de Letramentos Acadêmico-Científicos - coordenado pela Profa. Dra. Vera Lúcia Lopes Cristovão (UEL). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com foco no Ensino da Língua Portuguesa e Formação de Professores , atuando principalmente nos seguintes temas: letramentos, letramentos acadêmico-científicos, gêneros textuais, produção de textos, transposição didática, sequência didática de gêneros, elaboração de materiais didáticos. Desenvolve pesquisas com base na fundamentação teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD).

Letícia Jovelina Storto, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio.

Doutora e mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Língua Portuguesa e graduada em Letras Vernáculas e Clássicas pela mesma instituição. Graduada em Letras Português/Espanhol pela Universidade Paulista (Unip). Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio.

Gabriela Martins Mafra, Universidade de Campinas

Doutoranda em Linguística Aplicada (IEL/UNICAMP) com o estudo "Propostas de produção literária em livros didáticos do novo Ensino Médio". Docente colaboradora externa no curso de Letras - Língua Portuguesa, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/ Campus de Cornélio Procópio). Mestre em Letras: Interface entre Língua e Literatura (UNICENTRO/Guarapuava). Especialista em Docência do Ensino Superior (Faculdade São Braz/Curitiba) e em Ensino de Língua Portuguesa (UENP/Cornélio Procópio). Graduada em Letras Português/Inglês (UENP/Cornélio Procópio). Professora com experiência na educação básica e no ensino superior. Desenvolve pesquisa na área de Linguística Aplicada e Ensino de Língua Portuguesa com ênfase nos novos e (multi)letramentos e nos gêneros discursivos/textuais. Faz parte da rede interinstitucional LILA - Laboratórios de Letramentos Acadêmico-Científicos - coordenado pela Profa. Dra. Vera Lúcia Lopes Cristovão (UEL). Membro do TECLE - Centro de Pesquisas sobre Tecnologias, Letramentos e Ensino (IEL/UNICAMP) e dos grupos de pesquisa: GEDLit - Grupo de Estudos em Didática da literatura (UNICAMP/CNPq), TECLE - Tecnologias, (novos e multi) letramentos e ensino de línguas (UNICAMP/CNPq), MULTI - Multiletramentos na escola por meio da hipermídia (UNICAMP/CNPq), DIALE - Diálogos Linguísticos e Ensino (CNPq/UENP), Literatura e Educação (CNPq/UNICENTRO), Ensino de Língua e Literatura (CNPq/UNICENTRO) e LEDUFOP - Letramentos e Educação Linguística da UFOP (CNPq/UFOP). Participou como Avaliadora do PNLD 2022: obras literárias. Atuou como formadora/tutora de professores da rede estadual, a partir do Grupo de Estudos "Formadores em Ação" (Seed-PR, fev./jul. 2021). Seus principais interesses de pesquisa são: 1) Organização curricular; 2) Ensino e/ou aprendizagem de gêneros discursivos/textuais e 3) Produção e análise de materiais didáticos.

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Publicado

02.12.2023

Como Citar

Barros, E. M. D. de, Storto, L. J., & Mafra, G. M. (2023). Desenvolvimento da escrita acadêmico-científica em contexto de formação continuada de professores de Língua Portuguesa. Raído, 17(44), 190–214. https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17074

Edição

Seção

Linguagem e Educação: 21 anos de Estudos da Linguagem