Sequência didática no PNAIC
análise de um procedimento
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v16i42.15282Palavras-chave:
PNAIC. Sequência didática. Capacidades de linguagem.Resumo
Este trabalho originou-se de pesquisa, estudo de caso do tipo qualitativo, que objetivou investigar as contribuições do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) à prática docente de professores que lecionam em turmas de 3º ano do Ensino Fundamental. Neste artigo, busca-se, pela retomada do conceito de sequência didática (SD) e de suas características, bem como das capacidades de linguagem mobilizadas, analisar como o PNAIC
apresentou tal procedimento no Caderno 6/Ano 03, no exemplo de SD oferecido no material, cuja intenção era o trabalho com o gênero textual História em Quadrinhos (HQ). Como resultado da análise, tem-se que o modelo apresentado é fiel aos estudos de Dolz e Schneuwly, pois há orientações aos professores alfabetizadores sobre o planejamento de outros módulos, de acordo com necessidades percebidas em cada contexto, estimulando a autoria docente quanto ao planejamento e evitando tão somente a reprodução de prática publicada a título de
exemplificação.
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