Filigranas da história no discurso literário: uma apresentação do drama didático-histórico em liberdade, liberdade, de Millôr Fernandes e Flávio Rangel

Autores

  • Haydê Costa Vieira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Wagner Corsino Enedino Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Literatura e História. Drama didático-histórico. Liberdade. Liberdade.

Resumo

Ancorado em contribuições de Magaldi (2008); Ryngaert (1995); Ubersfeld (2005); Pallottini (2006) e Faria (1998), no que se refere à constituição do discurso teatral, e nos pressupostos teóricos de Esteves (1998); White (1994); Freitas (1989) e Pesavento (1998) para a abordagem das relações que se estabelecem entre Literatura e História, este trabalho tem como objeto de análise o texto teatral Liberdade, liberdade (1965), de Millôr Fernandes e Flávio Rangel com o período ditatorial brasileiro (1964-1985). A escolha do tema decorreu do interesse em estudar uma obra literária que se caracteriza por fazer uma releitura crítica da história. Para a realização dessa pesquisa foi utilizado um exercício comparativo do modelo de romance histórico à peça brasileira Liberdade, liberdade. Essa transposição é aceitável, pois marca, sobremaneira, a viabilidade dos estudos que amparam o romance histórico para análise de um texto dramático. Dessa maneira, emerge a expressão “drama didático-histórico”, uma vez que a peça, além de informar ao seu leitor os acontecimentos históricos ocorridos no mundo, também o ensina e o instrui sobre os acontecimentos passados, tanto de ordem local, quanto mundial, além de conduzir à reflexão crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Haydê Costa Vieira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras (Área de Concentração em Estudos Literários). Bolsa CAPES/Demanda Social. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campus de Três Lagoas. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Wagner Corsino Enedino, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Downloads

Publicado

13.04.2012

Como Citar

Vieira, H. C., & Enedino, W. C. (2012). Filigranas da história no discurso literário: uma apresentação do drama didático-histórico em liberdade, liberdade, de Millôr Fernandes e Flávio Rangel. Raído, 5(10), 95–109. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/1289

Edição

Seção

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS