A escrita escuta? análise polifônica de relatórios de estágio

Autores/as

  • Thomas Massao Fairchild UFPA

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.6747

Palabras clave:

Escrita no Ensino Superior. Produção de conhecimento. Formação de professores. Polifonia.

Resumen

Apresentam-se resultados do projeto de pesquisa (CNPq 458449/2014-8) sobre o papel da escrita na formação do professor e em sua relação com os conhecimentos. Parte-se da constatação de que, mesmo quando relatórios apresentam registros ricos em informações sobre a aula, é raro encontrar análises que as tomem como dados. Levanta-se a hipótese de que essa postura predominantemente descritiva está relacionada à dificuldade de manejar a dimensão polifônica da linguagem, seja na escuta (ao se observar a aula), seja na escrita (ao produzir um texto sobre a aula). A fim de caracterizar melhor esse problema, adota-se o conceito bakhtiniano de “polifonia” e propõe-se discutir como os estudantes lidam com problemas advindos da necessidade de representar diferentes “vozes” em seu discurso. Pergunta-se: a) se é possível encontrar polifonia em relatórios; b) como podem ser caracterizados textos que não são polifônicos, mas também não são propriamente monológicos; c) como o manejo da polifonia na escrita está relacionado à produção de conhecimento sobre a aula. Os dados consistem em excertos extraídos de um corpus de 261 relatórios. As análises resultam em três categorias que descrevem diferentes situações encontradas: o comentário monológico, a hesitação bivocal e o testemunho cacofônico.

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Publicado

2017-08-18

Cómo citar

Fairchild, T. M. (2017). A escrita escuta? análise polifônica de relatórios de estágio. Raído, 11(27), 267–291. https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.6747

Número

Sección

PARTE II - ESCRITA ACADÉMICA EN EL CONTEXTO DE ENSEÑANZA DE LA LENGUA PORTUGUESA