Ensinar língua portuguesa para falantes do português
Palabras clave:
Sala de aula. Ensino de Português. Mito do monolinguismo.Resumen
O propósito deste artigo é de refletir sobre o ensino de língua portuguesa para falantes de português tendo em vista as seguintes questões: a) nosso pais tem dimensões continentais e diversos grupos de diferentes origens etno-lingüísitcas, em conseqüência, há variações lingüísticas significativas de norte a sul; b) há um descompasso entre o português ensinado na escola e privilegiado por ela e o português que o aluno traz para a sala de aula; c) ensinar o “português escolar” para quem fala esta língua, que em diversos contextos, desafia o professor a ensinar que modalidade? desenvolver que habilidades? Como se situa a questão do ensino de gramática, quais as exigências? As reflexões que se colocam neste artigo se amparam em pesquisadores da área.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.