Relendo contos de Machado de Assis pela irreverência de Alberto Mussa: um trabalho de questionamento e recriação

Autores/as

  • Diana Menasche Biblioteca Machado de Assis

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v11i26.5084

Palabras clave:

Machado de Assis. Alberto Mussa. Contos. Século XIX.

Resumen

A proposta do livro Recontando Machado, publicado em 2008, quando do Ano Nacional de Machado de Assis, é oferecer narrativas complementares, paralelas ou mesmo conflitantes aos contos de Machado de Assis, desde que criativamente baseadas neles. A presente reflexão pretende explorar exatamente essa possibilidade oferecida pelo organizador do volume, Luiz Antonio Aguiar: cotejando contos de Machado de Assis, com a recriação de Alberto Mussa, o objetivo é sondar o trabalho de um, com o estímulo oferecido pelo outro, buscando dentro do possível rever temas de narrativa e estilo. Os encadeamentos de fatos, bem como as descrições originais, serão vistos por novos prismas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Diana Menasche, Biblioteca Machado de Assis

Diana Menasché, carioca apaixonada pela Cidade Maravilhosa, é autora de quatro livros de poesia, os quais procura apresentar em eventos literários. Contos e poemas de sua autoria foram publicados em revistas culturais, bem como antologias. Formou-se em Comunicação Social pela PUC-Rio, e é mestre em Letras e Culturas Hispânicas pela University of Massachusetts at Amherst.

Publicado

2017-07-14

Cómo citar

Menasche, D. (2017). Relendo contos de Machado de Assis pela irreverência de Alberto Mussa: um trabalho de questionamento e recriação. Raído, 11(26), 52–63. https://doi.org/10.30612/raido.v11i26.5084

Número

Sección

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS