Inglês para crianças do ensino fundamental I nos sistemas apostilados de ensino: instrumental ou transformador?

Autores/as

  • Ticiane Rafaela de Andrade Moreno UEL
  • Juliana Reichert Assunção Tonelli UEL

Palabras clave:

Língua inglesa para crianças. Sistemas Apostilados de Ensino. Ensino e Aprendizagem.

Resumen

O propósito deste artigo é analisar duas coleções didáticas de inglês para o Ensino Fundamental I de Sistemas Apostilados de Ensino sob as óticas de aprendizagem e linguagem. As teorias mais recentes da Linguística Aplicada apontam um ensino de língua inglesa para crianças pautado pelo sociointeracionismo, aprendizagem significativa (TONELLI, 2007), currículo espiral (TONELLI, GIMENEZ, 2013), desenvolvimento integral do indivíduo (ROCHA, 2007, 2008; TONELLI, GIMENEZ, 2013), Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) (TAMBOSI, 2007), língua em uso e letramentos (ROCHA, 2007, 2008, 2009, 2010). O que muito dista da realidade dos materiais mais próximos de perspectivas comportamentais da aprendizagem e estruturais da linguagem. Questionamos, então, qual a qualidade do ensino de língua inglesa para crianças que, de fato, adentra as salas de aulas, visto que o livro didático/apostila é utilizado para além de seus propósitos como ferramenta e instrumento didático, aproximando-se mais de objeto de autoridade no contexto escolar (SOUZA, 1999).

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Publicado

2017-03-21

Cómo citar

Moreno, T. R. de A., & Tonelli, J. R. A. (2017). Inglês para crianças do ensino fundamental I nos sistemas apostilados de ensino: instrumental ou transformador?. Raído, 10(23), 90–113. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/5077

Número

Sección

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA