Inglês para crianças do ensino fundamental I nos sistemas apostilados de ensino: instrumental ou transformador?
Palabras clave:
Língua inglesa para crianças. Sistemas Apostilados de Ensino. Ensino e Aprendizagem.Resumen
O propósito deste artigo é analisar duas coleções didáticas de inglês para o Ensino Fundamental I de Sistemas Apostilados de Ensino sob as óticas de aprendizagem e linguagem. As teorias mais recentes da Linguística Aplicada apontam um ensino de língua inglesa para crianças pautado pelo sociointeracionismo, aprendizagem significativa (TONELLI, 2007), currículo espiral (TONELLI, GIMENEZ, 2013), desenvolvimento integral do indivíduo (ROCHA, 2007, 2008; TONELLI, GIMENEZ, 2013), Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) (TAMBOSI, 2007), língua em uso e letramentos (ROCHA, 2007, 2008, 2009, 2010). O que muito dista da realidade dos materiais mais próximos de perspectivas comportamentais da aprendizagem e estruturais da linguagem. Questionamos, então, qual a qualidade do ensino de língua inglesa para crianças que, de fato, adentra as salas de aulas, visto que o livro didático/apostila é utilizado para além de seus propósitos como ferramenta e instrumento didático, aproximando-se mais de objeto de autoridade no contexto escolar (SOUZA, 1999).Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.