A imagem da leitura e a leitura da imagem: a contribuição da análise de discurso para a assunção da autoria nas aulas de interpretação de texto

Autores/as

  • Carolina Fernandes Universidade Federal do Pampa

Palabras clave:

Leitura polissêmica. Imagem. Discurso lúdico. Interpretação. Autoria.

Resumen

Neste texto, proponho uma discussão, com base na Análise de Discurso de vertente materialista, sobre a prática de leitura na escola com o propósito de desvelar a evidência do imaginário de texto e de leitura cristalizados em torno da literalidade da linguagem verbal e apresentar uma alternativa para a promoção da autoria em atividades de leitura e escrita na escola. Para isso, analiso diferentes gestos de leitura e de interpretação do livro de imagens Branca, da ilustradora e escritora Rosinha Campos, realizados por alunos de sétimos e oitavos anos do Ensino Fundamental. Esses diferentes gestos de interpretação revelam a opacidade da imagem e a possibilidade da polissemia na leitura, o que também permite aos alunos compreender o livro de imagens como um texto passível de leitura e de diferentes interpretações. A partir das análises, busco mostrar que a prática de leitura do livro de imagens em diferentes níveis de escolaridade pode ser uma alternativa pedagógica para a promoção da autoria já no processo de leitura, visto que permite a leitura polissêmica em aula e a tomada da posição de autor por parte do sujeito-aluno.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carolina Fernandes, Universidade Federal do Pampa

Professora Adjunta do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), da área de Língua Portuguesa e Linguística desde 2011. Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013) e mestre em estudos da Linguagem pela mesma insituição (2008) na linha de pesquisa em Teorias do Texto e do Discurso. É líder o grupo de pesquisa Estudos Pecheutianos e participa de outros três grupos de pesquisa como pesquisadora, todos registrados no CNPq: Análise do Discurso e interfaces; LEAD, Linguagem e Currículo.

Publicado

2015-12-21

Cómo citar

Fernandes, C. (2015). A imagem da leitura e a leitura da imagem: a contribuição da análise de discurso para a assunção da autoria nas aulas de interpretação de texto. Raído, 9(19), 93–114. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/4656

Número

Sección

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA