O “resumo de comunicação” como objeto de ensino
Palabras clave:
Resumo de comunicação. Modelo didático de gênero. Interacionismo sociodiscursivo.Resumen
Este artigo se situa na linha do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1997 e 2008, entre outros) e se debruça sobre um gênero acadêmico com escassa trajetória de estudo: o “resumo de comunicação” para evento científico. O objetivo principal do trabalho é observar aspectos relevantes desse gênero, a fim de propor a sua introdução como objeto de ensino no âmbito universitário. Em primeiro lugar, se apresentam algumas características fundamentais do gênero, organizadas de acordo com a estrutura de um “modelo didático” preliminar (DE PIETRO e SCHNEUWLY, 2003). Em segundo lugar, o ensino desse gênero é justificado e problematizado a partir da observação de textos produzidos por alunos dos Cursos de Português da Universidade Nacional de Rosario (Argentina). Finalmente, são propostas algumas pistas de abordagem e estudo do gênero em questão, com o intuito de identificar os eixos centrais para um possível planejamento de “sequências didáticas” (SCHNEUWLY e DOLZ 2004).Descargas
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