Erro na poesia? Entre o defeito e o efeito
Palabras clave:
Leitura. Literatura. Poesia.Resumen
Trata-se de um artigo que procura ampliar as possibilidades de leitura da poesia em sala de aula, mostrando frequentes alterações lexicais presentes nesse gênero literário. Tais alterações, por se caracterizarem como desvios da norma padrão culta da língua, podendo ser identificadas equivocadamente como defeitos, no fundo, são efeitos, quando analisadas sob o ponto de vista de sua expressividade e de seu valor literário. Para essa análise, o trabalho está fundamentado na noção de “erro” evidenciada na Gramatiquinha da fala brasileira, de Mário de Andrade.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.