Decolonialidade na formação em línguas adicionais: dos desafios na ‘encruzilhada’ ao caminho outro de um ‘mosaico’ para uma Linguística Aplicada rizomática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11639

Palabras clave:

Linguística Aplicada. Ensino e aprendizagem. Línguas adicionais. Decolonialidade.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo discutir a formação docente e também as práticas docentes em línguas adicionais à luz dos estudos decoloniais (MIGNOLO, 2003; WALSH, 2003; SOUSA SANTOS, 2018) no contexto brasileiro. Essa perspectiva faz-se relevante uma vez que coloca em xeque visões homogêneas de sujeito, de língua e de sociedade, provocando, dessa forma, uma revisão e ressignificação de conceitos inerentes às práticas docentes e de pesquisa. Ao entender como determinado campo de poder (BOURDIEU, 2002) acaba definindo padrões e ecoando narrativas hipertrofiadas, passa a ser possível vislumbrar caminhos distintos, paradigmas outros (MIGNOLO, 2003) capazes de pensar as práticas de ensino e aprendizagem. Nossa reflexão ainda aponta como ponto de partida as metáforas da encruzilhada (CELANI, 1998) e do mosaico (CÉSAR & CAVALCANTI, 2007; KLEIMAN & CAVALCANTI, 2007), presentes nas discussões da Linguística Aplicada inter-trans-indisciplinar, crítica e transgressiva (PENNYCOOK, 2001, 2006), a fim de estabelecer um diálogo crítico/produtivo/questionador. Por último, serão evidenciadas as perspectivas dos autores como vozes de “coletividade” (SOUSA SANTOS, 2018), e será preconizada a perspectiva de uma Linguística Aplicada rizomática.

 

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Biografía del autor/a

Adriana Cristina Sambugaro de Mattos Brahim, SEPT-UFPR

Doutora em Linguística Aplicada (UNICAMP), professora de língua inglesa do Setor de Educação Profissional e Tecnológico da UFPR e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPR

Denise Akemi Hibarino, DELEM-UFPR

Doutora em Linguística Aplicada (UNICAMP) e professora de Língua Inglesa do DELEM-UFPR

Phelipe de Lima Cerdeira, UNIOESTE

Doutor em Letras (UFPR) na área de estudos literários e pós-doutorando pela UNIOESTE.

Citas

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Publicado

2020-12-10

Cómo citar

Mattos Brahim, A. C. S. de, Hibarino, D. A., & Cerdeira, P. de L. (2020). Decolonialidade na formação em línguas adicionais: dos desafios na ‘encruzilhada’ ao caminho outro de um ‘mosaico’ para uma Linguística Aplicada rizomática. Raído, 14(36), 80–102. https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.11639

Número

Sección

30 anos da ALAB: desafios, rupturas e possibilidades de pesquisa em Linguística Aplicada