Letramento científico, gêneros textuais e ensino de línguas: uma contribuição na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v12i30.9382Palabras clave:
Gêneros textuais. Ensino de linguagem. Letramento científico.Resumen
Nesta pesquisa, analisamos a relação entre letramento científico e ensino de línguas, perante a busca por práticas que ultrapassem uma transposição de gêneros textuais para a escola de forma redutora, como exercícios analíticos sem circulação social das produções autorais dos discentes. Propomos uma discussão teórica sobre letramento científico, bem como uma reflexão sobre práticas escolares realizadas em língua materna e estrangeira que buscaram ressignificar a relação entre conceitos científicos e a apropriação do conhecimento na escola via oralidade e escrita. Os resultados revelam que há efetiva apropriação de conhecimentos de linguagem numa perspectiva investigativa, atrelada à possibilidade de participação social nas atividades humanas, o que pôde ser alcançado pela interação por meio dos gêneros textuais nas práticas pedagógicas realizadas.
Descargas
Citas
BRONCKART, Jean Paul. Atividades de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. Tradução Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. 2. ed. São Paulo: EDUC, 1999.
BRONCKART, Jean Paul. Gêneros textuais, tipos de discurso e operações psicolinguísticas. Revista de Estudos da Linguagem. Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 49-69, jan-jun, 2003. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/2344. Acesso em: mar. 2015.
BRONCKART, Jean Paul. Atividades de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. (org. Anna Rachel Machado; Maria de Lourdes Meirelles Matencio; trad. Anna Rachel Machado; Maria de Lourdes Meirelles Matencio et al). Campinas-SP: Mercado de Letras, 2006.
BRONCKART, Jean Paul. Gêneros de textos, tipos de discurso e sequências. Por uma renovação no ensino da produção escrita. Revista Letras. Santa Maria, v. 20, n. 40, p. 163-176, 2010. Disponível em https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/12150.
Acesso em: mar 2015.
CHASSOT, Ático. Educação conSciência. Santa Cruz do Sul. EDUNISC, 2003.
CORDEIRO, Ariane Alhadas. Gêneros textuais na escola: um estudo do gênero relatório científico. Dissertação. Mestrado em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Juiz de Fora, 2017.
CORDEIRO, Ariane Alhadas; MAGALHÃES, Tânia Guedes. A escrita do relatório científico na escola básica: o que dizem os professores. Revista Veredas. v. 21, especial, p. 359-398, 2017. Disponível em: www.ufjf.br/revistaveredas. Acesso em: dez. 2017.
CUNHA, Rodrigo Bastos. Scientific literacy: alfabetização ou letramento? Implicações políticas da tradução de um conceito. ComCiência, n.140. Campinas, jul. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_artt ext&pid=S1413-24782017000100169. Acesso em: maio 2016.
DALAMURA, Anna Carolina Santos Reis; MAGALHÃES, Tânia Guedes; FONSECA, Thayane Viana Gêneros textuais e ensino de Ciências: uma análise da Proposta Curricular de Ciências da Prefeitura de Juiz de Fora (MG). Revista Instrumento. Juiz de Fora, vol. 18, n. 1, 2016. Disponível em: https://instrumento.ufjf.emnuvens.com.br/revistainstrumento/article/view/2890/1990. Acesso em: nov. 2017.
DEBOER, George. Scientific Literacy: another look at its historical and contemporary meanings and its relationship to Science Education Reform. Journal of research in Science Teaching. v. 37, n. 6, p. 582- 601, 2000. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/1098-2736(200008)37:6%3C582::AID-TEA5%3E3.0.CO;2-L/epdf. Acesso em: jun. 2016.
DOLZ, Joaquim, ABOUZAID, Myriam. Pluralidade dos gêneros e singularidade do texto: tensões constitutivas da didática das línguas. Revista Linha D’Água (Online), São Paulo, v. 28, n. 2, p. 5-25, dez 2015. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/105440. Acesso em: jun. 2016
PAULA, Helder de Figueiredo; LIMA, Maria Emília Caixeta Castro. Educação em ciências, letramento e cidadania. Química nova na escola. São Paulo, n. 26, 2007. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc26/v26a02.pdf. Acesso em: 07 nov. 2013.
GARCIA-REIS, Andreia Rezende; MAGALHÃES. Tânia Guedes. As experiências de escrita na formação de professores de Língua Portuguesa: uma prática no curso de Letras da UFJF. In:_____. Letramentos e práticas de ensino. Campinas, SP: Editora Pontes, 2016. p. 35-52.
GOMES, Anderson Stevens Leônidas. (org.) Letramento Científico: um indicador para o Brasil. São Paulo: Instituto Abramundo. 2015. Disponível em http://acaoeducativa.org.br/wp-content/uploads/2014/10/ILC_Letramento-cientifico_um-indicador-para-o-Brasil.pdf. Acesso em: maio 2016.
HEATH, Shirley Brice. Ways with words: Language, life, and work in communities and classrooms. Cambridge: Cambridge University Press, 1983.
HURD, Paul DeHart. Scientific literacy: new minds for a changing world. Science Education. v. 82, 408-416. 1997. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/(SICI)1098-237X(199806)82:3%3C407::AID-SCE6%3E3.0.CO;2-G/pdf.
Acesso em: maio 2016.
LAUGKSCH, Rüdiger. Scientific Literacy: a conceptual overview, Science Education, vol. 84, Issue 1, pp.71-94, 2000. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/(SICI)1098-237X(200001)84:1%3C71::AID-SCE6%3E3.0.CO;2-C/epdf.
Acesso em: maio 2016.
KRASILCHIK, Myriam; MARANDINO, Martha Ensino de ciência e cidadania. 2. ed. São Paulo. Moderna, 2007.
MARTINS, Isabel. Letramento científico: um diálogo entre Educação em Ciências e estudos de discurso. In: MARINHO, M. CARVALHO, G. T. (orgs) Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.
MENDONÇA, Márcia Rodrigues de Souza. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (org) et al. Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
MILLER, Jon D. Scientific literacy: a conceptual and empirical review. Daedalus, v. 2, n. 112, p. 29-48, 1983. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/844760/mod_resource/content/1/MILLER_A_conceptual_overview_review.pdf. Acesso em: maio 2016.
MORTIMER, Eduardo Fleury; VIEIRA, Ana Clara Figueiredo Rodrigues; ARAÚJO, Angélica Oliveira de. O. Letramento científico em aulas de química. In: Cultura escrita e letramento. MARINHO, M.; CARVALHO, G. T. (orgs). Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.
MOTTA-ROTH, Désirée. Letramento científico: sentidos e valores. Notas de Pesquisa, Santa Maria, RS, v.1, p.12-25, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/nope/article/view/3983/2352. Acesso em: julho 2016.
PEREIRA, Luísa Álvares; CARDOSO, Inês. (ORG.) Reflexão sobre a escrita: o ensino de diferentes gêneros de textos. Aveiro: Universidade de Aveiro Editora, 2013.
ROJO, Roxane. O letramento escolar e os textos da divulgação científica: a apropriação dos gêneros de discursos na escola. Linguagem em (Dis)curso. v. 8, n 3, p.581-612, set/dez.2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ld/v8n3/09.pdf. Acesso em: jun. 2013.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 36 set./dez. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n36/a07v1236.pdf. Acesso em: jun. 2014.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira; MORTIMER, Eduardo Fleury. Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciências. Ciência e Educação (UNESP), v. 7, n.1, p. 95-111, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132001000100007. Acesso em: mar. 2013.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim (Org.). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
SILVA, Wagner Rodrigues. Letramento científico na formação inicial do professor. Revista Práticas de Linguagem. v. 6, especial, 2016. Disponível em: http://www.ufjf.br/praticasdelinguagem/files/2017/01/2-Artigo-Wagner.pdf. Acesso em: jan. 2017.
SILVA, Wagner Rodrigues. Formação sustentável do professor no mestrado profissional. Revista Brasileira de educação. [online]. 2017, vol.22, n.70, p.708-731. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v22n70/1809-449X-rbedu-22-70-00708.pdf. Acesso em: dez. 2017.
SILVA, Wagner Rodrigues; GUIMARÃES, Elton Vieira; MEDEIROS, Ivanildo Alves. Construção de objetos de conhecimento para aulas de língua portuguesa na abordagem do letramento científico. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Belo Horizonte:
UFMG. (no prelo).
SILVA, Wagner Rodrigues; SOUSA, Waldeny Berson de; ARAÚJO, Solange Freire Castro. Construção de saberes no mestrado profissional em Letras: uma experiência compartilhada. Leia escola, Campina Grande, v. 17, n. 1, p. 32-44, 2017. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/view/848/497. Acesso em: dez. 2017.
SILVA, Wagner Rodrigues; TAVARES, Elcia; VELEZ, Luciana de Carvalho Barbalho. Trabalho pedagógico com escrita em aula de história: o que dizem as diretrizes oficiais? Trabalhos em Linguística Aplicada. Campinas: Unicamp, v. 56, n.3, p. 885-911,
Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8649155/17469. Acesso em: dez. 2017
STREET, Brian. What’s ‘new’ in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. Current Issues in Comparative Education. 5(2) May 12. Pp. 77-91, 2003. Disponível em: http://devweb.tc.columbia.edu/i/a/document/25734_5_2_Street.Pdf. Acesso em: jan. 2015.
STREET, Brian. Os novos estudos sobre letramento: histórico e perspectivas. In: MARILDES, M.; CARVALHO, G. T. Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.
STREET, Brian. Eventos de letramento e práticas de letramento: teoria e prática nos novos estudos de letramento. In: MAGALHÃES, Isabel. (org). Discursos e práticas de letramento: pesquisa etnográfica e formação de professores. Campinas, SP: Mercado de
Letras, 2012.
STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014.
SUISSO, Carolina; GALIETA, Tatiana. Relações entre leitura, escrita e alfabetização/letramento científico: um levantamento bibliográfico em periódicos nacionais da área de ensino de ciências. Ciência e Educação, Bauru, v. 21, n. 4, p. 991-1009, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-73132015000400013&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: dez. 2016.
TEIXEIRA, Francimar Martins. Reflexões sobre o que é alfabetização científica. Ciência e Educação, Bauru, v. 19, n. 4, p. 795-809, 2013. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R1059-1.pdf. Acesso em: ago. 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.