Letramento científico, gêneros textuais e ensino de línguas: uma contribuição na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo

Autores/as

  • Tânia Guedes Magalhães Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Vera Lúcia Lopes Cristovão Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v12i30.9382

Palabras clave:

Gêneros textuais. Ensino de linguagem. Letramento científico.

Resumen

Nesta pesquisa, analisamos a relação entre letramento científico e ensino de línguas, perante a busca por práticas que ultrapassem uma transposição de gêneros textuais para a escola de forma redutora, como exercícios analíticos sem circulação social das produções autorais dos discentes. Propomos uma discussão teórica sobre letramento científico, bem como uma reflexão sobre práticas escolares realizadas em língua materna e estrangeira que buscaram ressignificar a relação entre conceitos científicos e a apropriação do conhecimento na escola via oralidade e escrita. Os resultados revelam que há efetiva apropriação de conhecimentos de linguagem numa perspectiva investigativa, atrelada à possibilidade de participação social nas atividades humanas, o que pôde ser alcançado pela interação por meio dos gêneros textuais nas práticas pedagógicas realizadas.

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Publicado

2018-12-14

Cómo citar

Magalhães, T. G., & Cristovão, V. L. L. (2018). Letramento científico, gêneros textuais e ensino de línguas: uma contribuição na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo. Raído, 12(30), 52–72. https://doi.org/10.30612/raido.v12i30.9382

Número

Sección

LETRAMENTO CIENTÍFICO