Manual de pintura e caligrafia e Bufo & Spallanzani: figurações do autor e da escrita literária nas interlocuções atlânticas

Autores/as

  • Edvaldo Aparecido Bergamo Universidade de Brasília
  • Letícia Braz da Silva

Palabras clave:

Romance contemporâneo. Autoquestionamento literário. José Saramago. Rubem Fonseca.

Resumen

José Saramago e Rubem Fonseca, por intermédio da autorreflexão estético-ideológica expressa na forma romanesca, problematizam o fazer artístico e o método de figurar a realidade no contexto histórico da ascensão da indústria cultural em Portugal e no Brasil, no final do século XX. Assim, o presente artigo realiza uma leitura comparativa dos livros Manual de pintura e caligrafia (1977), de José Saramago, e Bufo & Spallanzani (1985), de Rubem Fonseca, amparada na discussão teórica acerca do autoquestionamento literário. Trata-se de um procedimento narrativo atinente à representação crítica do autor e do ato de escrita, observando nas obras a coexistência de sujeitos reais e fictícios que debatem a função da arte e do artista na sociedade contemporânea.

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Biografía del autor/a

Edvaldo Aparecido Bergamo, Universidade de Brasília

Professor de literatura portuguesa e literaturas africanas de língua portuguesa do Departamento de Teoria Literária e Literaturas do Instituto de Letras da Universidade de Brasília.

Publicado

2017-01-13

Cómo citar

Bergamo, E. A., & Silva, L. B. da. (2017). Manual de pintura e caligrafia e Bufo & Spallanzani: figurações do autor e da escrita literária nas interlocuções atlânticas. Raído, 10(22), 127–151. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/4982

Número

Sección

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS