Tratamento lexicográfico de unidades lexicais que designam enfermidades cutâneas: uma análise comparativa
Palabras clave:
Tratamento lexicográfico. Definição. Enfermidade.Resumen
O propósito deste artigo é apresentar uma análise do tratamento lexicográfico aplicado a unidades lexicais que designam enfermidades cutâneas em quatro diferentes dicionários da língua portuguesa. O olhar comparativo incide especificamente sobre os modos de organização da macro e da microestrutura de três grandes obras de referência da língua portuguesa no Brasil, que levam o nome de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, um de nossos maiores dicionaristas, além da consulta a um dicionário documental histórico do português do Brasil, ainda inédito, e a um banco de dados on-line para verificação da possível ocorrência de unidades lexicais que não foram contempladas na nomenclatura de um dos dicionários em questão. Procedeu-se a uma análise comparativa entre as definições encontradas, no intuito de comentar a tipologia estabelecida pelos teóricos estudados, além de apresentar um breve histórico da evolução no tratamento lexicográfico de tais unidades, no que tange à relevância e especialização das definições. Algumas dessas enfermidades que acometiam os brasileiros do século XVIII ainda os acometem nos dias atuais. O estudo contribui não só para o entendimento dos conceitos de macro e microestrutura, como também para uma reflexão de como devem se delimitar tais estruturas.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.