Tratamento lexicográfico de unidades lexicais que designam enfermidades cutâneas: uma análise comparativa

Autores/as

  • Carolina Domladovac Silva Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Clotilde de Almeida Azevedo Murakawa Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Palabras clave:

Tratamento lexicográfico. Definição. Enfermidade.

Resumen

O propósito deste artigo é apresentar uma análise do tratamento lexicográfico aplicado a unidades lexicais que designam enfermidades cutâneas em quatro diferentes dicionários da língua portuguesa. O olhar comparativo incide especificamente sobre os modos de organização da macro e da microestrutura de três grandes obras de referência da língua portuguesa no Brasil, que levam o nome de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, um de nossos maiores dicionaristas, além da consulta a um dicionário documental histórico do português do Brasil, ainda inédito, e a um banco de dados on-line para verificação da possível ocorrência de unidades lexicais que não foram contempladas na nomenclatura de um dos dicionários em questão. Procedeu-se a uma análise comparativa entre as definições encontradas, no intuito de comentar a tipologia estabelecida pelos teóricos estudados, além de apresentar um breve histórico da evolução no tratamento lexicográfico de tais unidades, no que tange à relevância e especialização das definições. Algumas dessas enfermidades que acometiam os brasileiros do século XVIII ainda os acometem nos dias atuais. O estudo contribui não só para o entendimento dos conceitos de macro e microestrutura, como também para uma reflexão de como devem se delimitar tais estruturas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carolina Domladovac Silva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Aluna do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus de Araraquara-SP, bolsista do CNPq - Brasil.

Clotilde de Almeida Azevedo Murakawa, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Professora Assistente Doutora do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus de Araraquara-SP.

Publicado

2017-03-22

Cómo citar

Silva, C. D., & Murakawa, C. de A. A. (2017). Tratamento lexicográfico de unidades lexicais que designam enfermidades cutâneas: uma análise comparativa. Raído, 10(24), 81–93. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/4890

Número

Sección

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA