No cipoal da selva: relatos de Selva trágica, de Hernâni Donato, e de A selva, de Ferreira de Castro

Autores/as

  • Josué Ferreira de Oliveira Júnior UNIOESTE
  • Paulo Sérgio Nolasco dos Santos UFGD

Palabras clave:

Ferreira de Castro. A selva. Hernâni Donato. Selva trágica. Literatura comparada.

Resumen

Este trabalho visa à leitura contrastiva das narrativas de A selva (1930), de Ferreira de Castro, e de Selva trágica (1956), de Hernâni Donato. Tomando como ponto de partida a obra do escritor luso-brasileiro, procuramos restabelecer a produção de sentidos que sua narrativa provoca, aguçando a perspectiva do leitor em confronto com a obra do escritor brasileiro, pois trata-se de relatos de vigorosa denúncia num contexto de extrativização da selva. Daí que, pelo viés comparatista, numa reflexão da tematologia, ambas as propostas estéticas se mostram como de grande produtividade tanto pelo seu projeto histórico-social, quanto pelos elementos de sentido que resultam em fecundas narrativas cuja relação texto vs. contexto revela a atualidade e a pertinência das obras analisadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Josué Ferreira de Oliveira Júnior, UNIOESTE

Mestre em "Literatura e Práticas Culturais" pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), com a dissertação “No cipoal da selva: relatos dos ervais e dos seringais em Selva trágica A selva” (2015, 149 f), sob a orientação do professor Dr. Paulo Sérgio Nolasco dos Santos. Doutorando em "Linguagem Literária e Interfaces Sociais: Estudos Comparados", pela UNIOESTE - Cascavel, PR. (bolsista CAPES)

Paulo Sérgio Nolasco dos Santos, UFGD

Professor Titular de Literatura Comparada na UFGD. 

Publicado

2017-01-13

Cómo citar

Oliveira Júnior, J. F. de, & Santos, P. S. N. dos. (2017). No cipoal da selva: relatos de Selva trágica, de Hernâni Donato, e de A selva, de Ferreira de Castro. Raído, 10(22), 89–104. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/4809

Número

Sección

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS