Proposta de produção textual para o ensino médio: como o professor tece este instrumento didático?

Autores/as

  • Débora Cristina do Nascimento Ferreira SEDUC-PA/UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v11i25.4755

Palabras clave:

Produção Textual. Escrita. Escola-usina.

Resumen

Este artigo analisa uma proposta de produção textual direcionada para turmas do primeiro ano do Ensino Médio. O objetivo é investigar os princípios de ordem teórica e metodológica presentes em uma folha avulsa, da disciplina Redação, utilizada para orientar o processo de produção do gênero textual lenda. O dado utilizado foi gerado via pesquisa-ação, realizada no período de 2008 a 2012, em uma escola da rede privada de ensino, da cidade de Belém-PA. A escrita do docente é analisada a partir das contribuições teóricas dos estudos aplicados, voltados para o ensino de produção escrita (BUNZEN, 2009; GOMES-SANTOS, 2010; ANDRADE, 2011). Como resultado geral, constatamos: (i) a natureza híbrida e intergenérica da escrita do texto docente (CORREA, 2006); (ii) o movimento de institucionalização de um ensino de escrita pautado pelas orientações escolares já prestigiadas na escola-usina;26 (iii) indícios das orientações da regulamentação oficial vigente para o ensino de Português no Brasil.

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Biografía del autor/a

Débora Cristina do Nascimento Ferreira, SEDUC-PA/UNICAMP

Doutoranda em Linguística Aplicada PPLA/IEL/UNICAMP. Professora SEDUC-PA. Mestre em linguística pela UFPA.

Publicado

2017-07-11

Cómo citar

Ferreira, D. C. do N. (2017). Proposta de produção textual para o ensino médio: como o professor tece este instrumento didático?. Raído, 11(25), 64–77. https://doi.org/10.30612/raido.v11i25.4755

Número

Sección

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA