Linguística sistêmico-funcional na sala de aula

Autores/as

  • Wagner Rodrigues Silva Universidade Federal do Tocantins - UFT

Palabras clave:

Letramento. Linguística Aplicada. Material didático.

Resumen

Neste artigo produzimos e analisamos criticamente uma proposta de unidade didática (UD) para aulas de Língua Portuguesa (LP), na Educação Básica, fundamentada em pressupostos gramático-contextuais da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF). A produção aconteceu por meio da prática de laboratório de criação de material didático, desdobrando-se numa pesquisa piloto para testagem da UD, numa turma do Ensino Fundamental II. Os resultados revelaram a produtividade da recontextualização teórica para a situação de ensino instaurada. O enfoque recaiu sobre o trabalho articulado das práticas de leitura e de análise linguística em aulas de Língua Materna. Essa modelagem didática provocou situações de reflexão sobre como a língua é compreendida pelos alunos, contribuindo para o letramento linguístico desses colaboradores da pesquisa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wagner Rodrigues Silva, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Possui graduação em Letras Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Inglesa pela Universidade Federal de Pernambuco (2001), mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Durante o curso de graduação, foi bolsista de Iniciação Científica (CNPq/PIBIC) por três anos. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal do Tocantins, sendo responsável por lecionar disciplinas de Estágio Supervisionado e Investigação da Prática Pedagógica, além de coordenar o Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Acadêmico em Ensino de Língua e Literatura). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de gramática, gêneros textuais, letramento, material didático, práticas de escrita, práticas de leitura e texto.

Publicado

2015-07-03

Cómo citar

Silva, W. R. (2015). Linguística sistêmico-funcional na sala de aula. Raído, 9(18), 137–172. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/3893

Número

Sección

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA