Cartas para Annie de Fontanarrosa: aproximación a la cultura y prejuicios argentinos
Palabras clave:
Fontanarrosa. Ensino intercultural. Espanhol língua estrangeira.Resumen
O estudo das relações interculturais apresenta-se como uma forma de estreitar vínculos que permitam conhecer mais os costumes e/ou concepções do outro e que também sirvam como motivação para a pesquisa no âmbito da língua. Por esse motivo, neste trabalho analisam-se os elementos culturais, representações sociais e aspectos identitários que promovem o entendimento e a reflexão sobre cultura e alteridade. O objeto da análise é um conto do autor argentino Roberto Fontanarrosa (1944-2007) intitulado Cartas para Annie (1990). Dentro da obra, encontram-se elementos que permitirão revelar algumas características de suas personagens, um homem argentino e uma mulher inglesa que mantêm uma relação afetiva baseada em um intercâmbio epistolar. Esta relação, da qual o leitor é testemunha, evidencia características que permitem ver de que forma as relações de poder, os preconceitos e as representações sociais jogam um papel fundamental à hora de se relacionar. A análise apoia-se em conceitos teóricos de diferentes áreas das Ciências Sociais com autores como Cuche (2002), Moita Lopes (2003) e Moscovisci (2007).Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.