Reflexividade crítica e(m) práticas de letramentos acadêmico-científicos: representações do fazer científico da perspectiva de pós-graduandos em humanidades

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20462

Palabras clave:

reflexividade crítica, representações, letramento acadêmico-científico, fazer científico

Resumen

Partindo do pressuposto de que movimentos de metarreflexão do aprendiz estão vinculados ao processo de letramento acadêmico-científico, tomamos a manifestação de reflexividade crítica em textos escritos por mestrandos e doutorandos como centro de interesse deste trabalho. Assumimos como objetivo analisar a presença de reflexividade metadiscursiva como pista para a identificação de representações do fazer científico, considerada a dimensão valorativa a elas associadas, em cartas de intenção dirigidas a programa de pós-graduação, num suposto processo de seleção para mestrado e doutorado. A atividade de produção das cartas integrou conjunto de produções desenvolvidas em disciplina consorciada entre três universidades e quatro programas de pós-graduação nas áreas de Letras e Educação no Brasil, voltada para produção e avaliação críticas de gêneros acadêmico-científicos. A análise, de cunho qualitativo e interpretativo, baseia-se em estudos sobre letramento a partir de uma perspectiva sociocultural, nas contribuições de Volóchinov sobre a natureza axiológica do signo e no trabalho de Authier-Revuz sobre a heterogeneidade enunciativa. Os resultados colocam em destaque representações de práticas científicas que oscilam entre o privilegiamento de fatores externos ao fazer científico e a centralidade das escolhas do pesquisador. Como contribuição principal, o artigo abriga reflexões teórico-metodológicas transdisciplinares sobre a relação entre metarreflexão, representações e processo de letramento acadêmico-científico.

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Biografía del autor/a

Juliana Alves Assis, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Professora Adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), atuando na graduação e na pós-graduação em Letras. É líder do Grupo de Pesquisa, cadastrado no CNPq, Práticas formativas e profissionais: identidades e representações nos discursos e cocoordenadora do NELLF Nu#769;cleo de Estudos em Linguagens, Letramentos e Formac#807;a#771;o (PUC Minas/ CNPq). É doutora em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e realizou estágio de pós-doutoramento na Université Stendhal - Grenoble 3/França em 2011 (Capes), desenvolvendo pesquisa sobre o processo de escrita acadêmica e sua relação com as representações sociais dos estudantes. Tem experiência na área de Linguística, no domínio da Linguística Aplicada, atuando sobretudo nos seguintes temas: letramentos acadêmicos, formação de professores, tecnologia digital, desinformação, fake news e educação científica. E-mail: juassis@pucminas.br ORCID: orcid.org/0000-0002-9383-4850É bolsista de produtividade do CNPq - nível C. 

Fabiana Komesu, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Professora do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus de São José do Rio Preto, e do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da mesma Instituição. É doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tendo realizado estágio no exterior na Université de Paris XII, França. Fez pós-doutorado em Linguística Aplicada na Universidade de São Paulo (USP). Foi professora visitante no exterior na Université de Paris XII e na Université de Lille (CAPES-PrInt-Unesp). Foi coordenadora da área de Ciências Humanas e Sociais II (Linguística) da FAPESP (2020-2024). Atualmente, é gestora da área de Ciências Humanas e Artes da FAPESP. Foi vice-presidente do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL, 2007-2009). Foi coordenadora da rede de pesquisa internacional Literacies in Different Fields of Knowledge, com financiamento CAPES-PrInt-Unesp (2019-2024). É coordenadora da parte brasileira do projeto Letramentos e tecnologias na educação científica e no enfrentamento da desinformação, com financiamento do Programa CAPES-COFECUB (Brasil-França, 2023-atual). É pesquisadora principal do projeto temático Aprendizes universitários em práticas contemporâneas de letramento acadêmico-científico para formação de professores e de pesquisadores globalizados, com financiamento FAPESP (2023-atual). É líder do Grupo de Pesquisa Práticas de leitura e escrita em contexto digital cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq (desde 2014). Suas publicações incluem artigos em periódicos, capítulos de livro, livros, traduções especializadas sobre os temas de letramentos acadêmicos, letramentos digitais, escrita, discurso, internet e informação/desinformação e fake news. E-mail: fabiana.komesu@unesp.br. ORCID: 0000-0002-3820-1559 (Texto informado pelo autor)

Ada Magaly Matias Brasileiro, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduada em Letras (Português, Inglês e Literaturas); especialista em Língua Portuguesa, Didática e Tecnologia do Ensino Superior e Linguística, mestra em Língua Portuguesa e doutora em Letras: Linguística e Língua Portuguesa pela PUC Minas. É professora adjunta da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP-MG), atuando da graduação e na Pós-Graduação em Letras. Dedica-se aos saberes acerca de Metodologia Científica, Linguística Aplicada, Escrita Acadêmico-Científica, Didática da Língua Portuguesa, Interação na Sala de Aula, Métier e Formação Docente. É autora dos livros: A emoção na sala de aula, Manual de produção de textos acadêmicos e científicos, Estilo e método, Leitura e produção textual, Como escrever textos acadêmicos e científicos e de outras publicações que abrangem os temas do seu interesse. É membro fundadora do Laboratório de Linguagens: pesquisa e extensão em ensino e aprendizagem (LALIN), coordenou o Centro de Extensão de Mariana (CEMAR - 2020-2022), é líder do Grupo de Estudos em Letramentos e Profissionalização do Professor (GELP), coordenou o PIBID Linguagens UFOP (2019-2022). Atualmente atua também como vice-diretora do ICHS. 

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Publicado

2025-12-13

Cómo citar

Assis, J. A., Komesu, F., & Brasileiro, A. M. M. (2025). Reflexividade crítica e(m) práticas de letramentos acadêmico-científicos: representações do fazer científico da perspectiva de pós-graduandos em humanidades. Raído, 19(48), 74–93. https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20462