A (re)escrita de resenhas críticas por estudantes do profis: enfoque argumentativo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20307

Palabras clave:

Argumentação, Reescrita, Resenha crítica

Resumen

Este artigo investiga a (re)escrita de resenhas críticas por estudantes do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS) da Unicamp, analisando o desenvolvimento argumentativo entre duas versões textuais. O estudo examina o acionamento de valores, a seleção de epítetos e o emprego de premissas de ordem mais geral. A fundamentação teórica articula estudos de letramento (Komesu; Assis, 2019; Hyland, 2005, 2006; Kleiman, 1998), Nova Retórica (Perelman; Olbrechts-Tyteca, 2002) e pesquisas brasileiras sobre escrita acadêmica (Rodrigues; Cavalcante, 2019; Motta-Roth, 2002). Com abordagem qualitativa, analisamos três produções discentes, buscando: 1) localizar premissas e seus efeitos argumentativos; 2) identificar modificações em adjetivação e figuras de retórica para alinhamento ao papel de resenhista acadêmico; e 3) verificar como a reescrita pode colaborar para o desenvolvimento da argumentação. A análise empreendida revela que a reescrita aprimora a argumentação ao promover o uso elaborado de premissas de qualidade e recursos retóricos, resultando em maior alinhamento com o papel do resenhista acadêmico e no desenvolvimento da racionalidade e da fundamentação das avaliações empreendidas.

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Biografía del autor/a

Renata Palumbo, Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – FFLCH-USP

Professora Doutora MS-3.1 da Universidade de São Paulo (USP), na área de Texto e Discurso, junto ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH. Doutora e Mestre em Letras pela mesma Instituição. Fez estágio sanduíche de doutoramento pelo Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad). Autora do livro "Referenciação, metáfora e argumentação no discurso presidencial", publicado pela FFLCH-USP como produção acadêmica premiada. Possui Pós-Doutoramento com a pesquisa "A Língua Portuguesa como objeto de poder e de acordo na comunidade política lusófona" (2016-2018). Tem promovido e ministrado cursos de extensão a respeito de ensino de língua portuguesa, argumentação, leitura e escrita. Membro do Grupo de Pesquisa Linguística de Texto e Análise da Conversação da Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística (ANPOLL). Também participa do Grupo de Estudos do Discurso da USP (GEDUSP) pelo CNPq e do projeto temático Aprendizes universitários em práticas contemporâneas de letramento acadêmico-científico para a formação de professores e de pesquisadores globalizados (IEL/UNICAMP/FAPESP). Pesquisa sobre: discursos midiático e político, teorias da argumentação, sociocognição, linguística de texto, língua falada e escrita, multimodalidade, além de se dedicar à linguística aplicada ao ensino de língua portuguesa.

Isabel Cristina Michelan de Azevedo, Universidade Federal de Sergipe - Programa de Pós-Graduação em Letras

Professora efetiva do Departamento de Letras Vernáculas (DLEV), da Universidade Federal de Sergipe (UFS), orienta pesquisas na linha de Linguística Aplicada no PPGL/UFS e no PPGL/UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus) e na linha de Práticas textuais e discursivas no PPGEL/UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana). No Profletras, tem orientado trabalhos em torno do ensino da argumentação na educação básica. Em cooperação internacional, ministrou disciplinas nos cursos de Doutorado da Universidade Nacional de Tucumã (2019), no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (2017), curso de formação de professores para ensino de argumentação, e cursos de formação para professores de Português como Língua Estrangeira pela Université Paris 3 - Sorbonne (2017) e pelo Ministerio de Educación de la Provincia de Córdoba (2018 e 2019). Doutora em Letras Clássicas e Vernáculas pela FFLCH da Universidade de São Paulo, mestre em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP), graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo e Letras, realizou mais recentemente (entre 2018-2020) estágio pós-doutoral na Universidad de Buenos Aires (UBA), sob a supervisão de María Alejandra Vitale. É líder do grupo de pesquisa GPARA (Grupo de Pesquisas em Argumentação e Retórica Aplicadas) e colíder do grupo Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso (ELAD), além de integrar o Grupo de estudos em linguagem, interação e sociedade (GELINS). É editora da Revista de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação (EIDA) desde 2014. Na gestão, atuou como coordenadora do Profletras pela primeira vez entre 2017-2019 e voltou a coordenar o Programa no período de 2024-2025. Também é coordenadora adjunta no PPGL/UFS desde 2023. Está responsável pela coordenação de Letras - Língua Portuguesa no Centro de Educação Superior a Distância (CESAD/UFS) e do Programa de Qualificação Docente (PQD-4), realizado por meio da parceria entre a UFS/SEDUC-SE. Atualmente, é a tesoureira da Associação Brasileira de Argumentação. No período de 2019-2020 e de 2021-2022, assumiu a presidência da diretoria do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE); entre 2016 e 2018, compôs o Conselho do GELNE, compondo o Conselho Titular. Foi Diretora Educacional de dezesseis colégios da Rede Marista da Província Marista Brasil Centro-Sul. Até 2007, atuou como diretora educacional do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo e, antes disso, por três anos, foi assessora psicopedagógica na Associação Brasileira de Educação e Cultura. Tem concentrado as pesquisas em torno das teorias do discurso e da argumentação, do ensino da argumentação em diferentes níveis de ensino, no ensino de leitura e literatura e da produção textual, observando tanto as práticas de ensino-aprendizagem quanto a formação de professores. Desenvolve projetos de extensão em parceria com Secretarias de Educação e com escolas públicas de diferentes municípios em torno da leitura em perspectiva interdisciplinar e do ensino de argumentação na escola, aproveitando a experiência de ter ministrado aulas na educação básica. 

Anderson Carnin, Universidade de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem – IEL-Unicamp

Atualmente, é professor junto ao Departamento de Linguística Aplicada no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Graduado (2009) em Letras (Português e Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Mestre (2011) e Doutor (2015) em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos/Capes). Tem experiência na área da Linguística Aplicada, principalmente nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa, trabalho docente, formação inicial/continuada de professores(as), desenvolvimento profissional docente, gêneros de texto, produção e análise de materiais didáticos. É membro do GT Gêneros de Texto/Discurso da ANPOLL. Foi professor da Unisinos, entre 2016-2023, atuando na graduação em Letras e Pós-Graduação em Linguística Aplicada. Atuou como editor-chefe da Revista Calidoscópio (ISSN: 2177-6202) entre 2020-2023. Coordenou, também na Unisinos, subprojeto do PIBID-Letras (Capes) no biênio 2020-2022. Atuou como membro da Comissão Técnica do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2018 e PNLD 2020) do Ministério da Educação. Em 2022, foi agraciado com o Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, concedido pela Fundação Carlos Chagas (FCC), a partir de projeto de formação inicial de professores da área de Letras - Língua Portuguesa.

Citas

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AUTORES

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Publicado

2025-12-13

Cómo citar

Palumbo, R., Azevedo, I. C. M. de, & Carnin, A. (2025). A (re)escrita de resenhas críticas por estudantes do profis: enfoque argumentativo. Raído, 19(48), 32–52. https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20307