A (re)escrita de resenhas críticas por estudantes do profis: enfoque argumentativo
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20307Palabras clave:
Argumentação, Reescrita, Resenha críticaResumen
Este artigo investiga a (re)escrita de resenhas críticas por estudantes do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS) da Unicamp, analisando o desenvolvimento argumentativo entre duas versões textuais. O estudo examina o acionamento de valores, a seleção de epítetos e o emprego de premissas de ordem mais geral. A fundamentação teórica articula estudos de letramento (Komesu; Assis, 2019; Hyland, 2005, 2006; Kleiman, 1998), Nova Retórica (Perelman; Olbrechts-Tyteca, 2002) e pesquisas brasileiras sobre escrita acadêmica (Rodrigues; Cavalcante, 2019; Motta-Roth, 2002). Com abordagem qualitativa, analisamos três produções discentes, buscando: 1) localizar premissas e seus efeitos argumentativos; 2) identificar modificações em adjetivação e figuras de retórica para alinhamento ao papel de resenhista acadêmico; e 3) verificar como a reescrita pode colaborar para o desenvolvimento da argumentação. A análise empreendida revela que a reescrita aprimora a argumentação ao promover o uso elaborado de premissas de qualidade e recursos retóricos, resultando em maior alinhamento com o papel do resenhista acadêmico e no desenvolvimento da racionalidade e da fundamentação das avaliações empreendidas.
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