A poética dos poros de Alice Ruiz: das estratégias de ensino à recepção do poema na sala de aula

From Teaching Strategies to the Reception of the Poem in the Classroom

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v19i47.19830

Palabras clave:

Alice Ruiz, Estratégias de Leitura, Ensino, Corpo, Sexualidade

Resumen

Ao analisar a superfície da pele-palavra poética de Alice Ruiz, percebemos a presença de poros que, ao se abrirem no esforço do eu poético, entre o prazer e a luta, transpiram. Esse corpo umidificado apresenta inúmeros sentidos, permitindo que o leitor, por meio de sua recepção, atribua significados. Assim, a poética dos poros se estrutura na experiência do corpo e da sexualidade feminina, que se tornam instrumentos de resistência e enfrentamento ao sistema de poder patriarcal. Nesse contexto, este artigo apresenta um recorte de nossa pesquisa de doutorado, cujo objetivo é analisar os poemas de Alice Ruiz sob uma perspectiva estilística e pós-estruturalista, além de avaliar a recepção dessa poética em uma turma do 2º ano do Ensino Médio da Escola Municipal José Sérgio Veras, em Sertânia-PE. A análise se fundamenta nas estratégias de compreensão leitora propostas por Girotto e Souza (2010), enquanto a leitura dos textos poéticos se apoia nos estudos de Cohen (1974), Foucault (2014) e Butler (2019). O percurso metodológico para o ensino de poesia foi estruturado a partir das quatro categorias da leitura metacognitiva de Girotto e Souza (2010): conhecimento prévio, conexões, inferência e visualização. Essa abordagem permitiu não apenas a ampliação da compreensão dos discursos sobre a mulher, mas também a apreciação das nuances estéticas que compõem os poemas. Os resultados foram promissores, evidenciando o entusiasmo dos estudantes com a poesia de Alice Ruiz.

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Biografía del autor/a

Marivaldo Omena Batista, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras-Português pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL, 2012). É mestre em Linguagem e Ensino, na linha de pesquisa Literatura e Ensino, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG, 2016) e doutor pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2023), na área de concentração Literatura, Teoria e Crítica, na linha de Leituras Literárias. É integrante do grupo de pesquisa Formação de Professores e as Práticas Educativas em Leitura, Literatura e Avaliação do Texto Literário (PROLELI). Atualmente, iniciou o pós-doutoramento em Educação Literária pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus Presidente Prudente.

Renata Junqueira de Souza, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990)', doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e é livre-docente pela mesma Instituição (2012) no conjunto das disciplinas Conteúdos, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa I e II e Leitura, Literatura e Interpretação de Textos no Processo de Formação de Professores. Foi professora visitante na Universidade do Minho, desenvolveu pesquisas de pós doutorado na British Columbia University, Ohio State University e Universidade de Évora. Professora aposentada sênior da UNESP/Presidente Prudente, onde fundou e coordenou o CELLIJ - Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil "Maria Betty Coelho Silva" (1992 - 2022), atua no PPGE - Educação da mesma instituição e é professora colaboradora no PPGL - Letras da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiencia em Educação, atuando na área de Ensino-aprendizagem com ênfase em: leitura, literatura infantil, estratégias de leitura, poesia e ensino, formação de professores, leitura literária.

Citas

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Publicado

2025-09-24

Cómo citar

Batista, M. O., & Souza, R. J. de. (2025). A poética dos poros de Alice Ruiz: das estratégias de ensino à recepção do poema na sala de aula: From Teaching Strategies to the Reception of the Poem in the Classroom. Raído, 19(47), 258–275. https://doi.org/10.30612/raido.v19i47.19830

Número

Sección

Literatura infantil e juvenil escrita por mulheres no contexto ibero-americano: gênero e cânone