Formação crítico-transformadora: cotejamento de duas Sequências de Formação organizadas e investigadas como parte de Experimentos Didático-Formativos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17173

Palabras clave:

formação crítico-transformadora; sequência de formação; saberes e capacidades docentes, professores(as) de língua inglesa., experimento didático-formativo

Resumen

Muitos são os questionamentos no contexto de formação docente e, neste estudo, orientadas pela pergunta “Em que medida os elementos da macroestrutura de duas Sequências de Formação evidenciam o esperado de uma formação-crítico transformadora?”, objetivamos apresentar e cotejar a macroestrutura de duas Sequências de Formação que fizeram parte de Experimentos Didático-formativos, a saber: i. Sequência de Formação Inicial (SFI) - planejada, produzida e implementada na formação inicial de professores(as) de língua inglesa e, ii. Sequência de Formação Continuada (SFC) planejada, produzida e implementada em um curso de formação continuada para professores(as) de língua inglesa. O referencial teórico de base aborda: o Interacionismo Sociodiscursivo, o ensino de línguas com base em gêneros de texto e do procedimento Sequência Didática, a Teoria Histórico-Cultural e seus desdobramentos com foco na formação de profissionais crítico-transformadores por meio de uma Postura Ativista Transformadora. Este estudo se justifica pela necessidade de buscar alternativas para um processo de formação docente de fato emancipatório que conduza à superação de um trabalho em que o professor deixe de ser refém do objeto que produz e do processo de produção, tornando-se autônomo. Os resultados apontam ser necessário criar espaços formativos em diferentes contextos com vistas ao diálogo, reflexão, questionamentos e planejamentos de ações capazes de promover mudanças a partir de seus próprios contextos, o que pode ser proporcionado por meio de Sequências de Formação.

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Biografía del autor/a

Claudia Lopes Pontara, UNESPAR - APUCARANA

Doutora em Esudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pelo Centro de Pós-Graduação da Universidade da Cidade de Nova York (CG CUNY - NY/USA), com apoio da Capes. Mestrado em Estudos da Linguagem (UEL). Especialista em Língua Inglesa e Ensino (FAFIJAN) e Língua Portuguesa e Ensino (FAFIJAN). Graduação em Letras Português/Inglês (FAFIJAN) e em Pedagogia (Unicentro). Atuou na Educação Pública Estadual do Paraná, como professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa nos ensinos fundamental e médio, bem como na Educação de Jovens e Adultos. Já atuou no Núcleo Regional de Educação como responsável pelas pastas de Língua Estrangeira Moderna e CELEM - Centro de Línguas Estrangeiras Modernas do Paraná. Já atuou no Ensino Superior como professora de Prática de Ensino de Língua Portuguesa (Curso de Letras) e Língua Portuguesa (Cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas).Também respondeu pela coordenação do curso de Letras, coordenação de processos de vestibular. Desenvolve os estudos a partir da perspectiva teórica do Interacionismo Sociodiscursivo, defendendo o uso do procedimento Sequência Didática para o ensino de línguas. Desenvolve estudos, também, acerca da formação continuada de professores/as de línguas com foco no desenvolvimento docente na Teoria Histórico-Cultural e Pedagogias Críticas. É membro do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação. Atualmente, atua com o professora de Língua Portuguesa na Unespar campus/Apucarana. Possui graduação em Letras Anglo- Portuguesa pela Faculdade de Jandaia do Sul (1990), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2014), mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2015) e doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2021). Atualmente é professora - UNESPAR - Campus Apucarana. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: formação continuada, gêneros textuais, sequência didática, gênero de texto e sequência didática.

Marileuza Ascencio Miquelante, Unespar - Campo Mourão

Professora aposentada da Universidade Estadual do Paraná, Câmpus de Campo Mourão (Unespar). Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2019). Participa dos grupos de pesquisa: Linguagem, Desenvolvimento, Educação e suas Relações - LIDERE - UNESPAR/câmpus de Campo Mourão e Linguagem e Educação - UEL, Atua principalmente nos seguintes temas: ensino com base em gêneros, formação inicial e continuada de professores de Língua Inglesa, Sequências de Formação e Sequências Didáticas.

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Publicado

2023-12-02

Cómo citar

Pontara, C. L., & Miquelante, M. A. (2023). Formação crítico-transformadora: cotejamento de duas Sequências de Formação organizadas e investigadas como parte de Experimentos Didático-Formativos. Raído, 17(44), 258–298. https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17173

Número

Sección

Lenguaje y Educación: 21 años de Estudios del lenguaje