Formação crítico-transformadora: cotejamento de duas Sequências de Formação organizadas e investigadas como parte de Experimentos Didático-Formativos
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v17i44.17173Palabras clave:
formação crítico-transformadora; sequência de formação; saberes e capacidades docentes, professores(as) de língua inglesa., experimento didático-formativoResumen
Muitos são os questionamentos no contexto de formação docente e, neste estudo, orientadas pela pergunta “Em que medida os elementos da macroestrutura de duas Sequências de Formação evidenciam o esperado de uma formação-crítico transformadora?”, objetivamos apresentar e cotejar a macroestrutura de duas Sequências de Formação que fizeram parte de Experimentos Didático-formativos, a saber: i. Sequência de Formação Inicial (SFI) - planejada, produzida e implementada na formação inicial de professores(as) de língua inglesa e, ii. Sequência de Formação Continuada (SFC) planejada, produzida e implementada em um curso de formação continuada para professores(as) de língua inglesa. O referencial teórico de base aborda: o Interacionismo Sociodiscursivo, o ensino de línguas com base em gêneros de texto e do procedimento Sequência Didática, a Teoria Histórico-Cultural e seus desdobramentos com foco na formação de profissionais crítico-transformadores por meio de uma Postura Ativista Transformadora. Este estudo se justifica pela necessidade de buscar alternativas para um processo de formação docente de fato emancipatório que conduza à superação de um trabalho em que o professor deixe de ser refém do objeto que produz e do processo de produção, tornando-se autônomo. Os resultados apontam ser necessário criar espaços formativos em diferentes contextos com vistas ao diálogo, reflexão, questionamentos e planejamentos de ações capazes de promover mudanças a partir de seus próprios contextos, o que pode ser proporcionado por meio de Sequências de Formação.
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