Usos do texto numa turma de alfabetização

contribuições de um estudo etnográfico para a compreensão das práticas de leitura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v16i40.16375

Palabras clave:

alfabetização, leitura, sala de aula, etnografia, eventos de alfabetização

Resumen

Este artigo discute a leitura numa turma de 2º ano de uma escola pública analisando dois eventos de alfabetização: um observado numa aula de Língua Portuguesa e outro numa aula de Ciências Humanas e da Natureza. A perspectiva teórico-metodológica busca uma convergência entre “certa compreensão ético-crítico-política da educação” elaborada por Paulo Freire e uma perspectiva antropológica da escrita, com base nos Novos Estudos do Letramento (NEL), além de se assentar numa concepção de linguagem da Teoria da Enunciação de Bakhtin e seu Círculo. Na produção dos dados foram mobilizados diferentes instrumentos, tais como a observação participante, com notas em caderno de campo e entrevistas. As análises dos eventos indicaram que na aula de português, o texto era tratado superficialmente,  por meio da leitura silenciosa e interpretação escrita individual, com ênfase na decifração, distanciando-se da produção de sentidos; nas aulas de Ciências Humanas e da Natureza foi  possível observar uma perspectiva mais dialógica, com leitura coletiva e discussão de ideias. Nós argumentamos que o trabalho com os textos e a leitura no processo de alfabetização, sobretudo nas aulas de língua materna, pode ser mais fecundo quando se presta ao diálogo e à construção e ampliação de sentidos pelas crianças.

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Publicado

2022-09-30

Cómo citar

Almeida, A. C. de ., & Macedo, M. do S. A. N. . (2022). Usos do texto numa turma de alfabetização : contribuições de um estudo etnográfico para a compreensão das práticas de leitura. Raído, 16(40), 45–71. https://doi.org/10.30612/raido.v16i40.16375

Número

Sección

Formação de professoras de Português na Licenciatura em Pedagogia: olhares da LA