"A gente sempre tá fazendo isso... escrevendo alguma coisa"
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v16i42.15948Palabras clave:
Gêneros acadêmicos, Condições de produção, Licenciaturas de Exatas.Resumen
Neste artigo, objetiva-se identificar os gêneros demandados nas licenciaturas em Matemática e Física da Universidade Federal de Campina Grande e caracterizar as condições de produção em que esses gêneros são demandados, conforme experiências de estudantes desses cursos. Metodologicamente, desenvolve-se à luz do paradigma interpretativo, sob a abordagem qualitativa e segundo a tipologia exploratória e experiencial. Seus participantes são três estudantes de cada um dos cursos de licenciatura referidos, entrevistados individualmente, totalizando seis entrevistas exploradas com base na metodologia da análise de conteúdo. Em relação ao primeiro objetivo, constata-se que os estudantes afirmam produzir gêneros diversos, sejam pedagógicos (esquemas, resenhas, resumos), sejam científicos (abstract, artigos). No tocante ao segundo objetivo, verifica-se que os gêneros referidos são demandados a partir do repasse de uma lista de critérios, com foco na composição e gramática. Ademais, os textos produzidos pelos estudantes possuem o professor como o principal destinatário, haja vista a predominância do objetivo avaliativo nas produções, constatação que reitera a prática de letramento escolarizada nos contextos investigados. Diante dos resultados, percebe-se que os gêneros são demandados nas duas licenciaturas sob condições de produção comuns e semelhantes, dada a prática de escolarização que envolve os usos da escrita na academia.
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