Revisionismo no cinema uma análise da construção do urso judeu no filme Bastardos inglórios (2009) de Quentin Tarantino
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v16i41.15926Palabras clave:
história, Cinema, Bastardos inglórios, Revisionismo histórico, PersonagemResumen
O presente trabalho objetiva investigar a construção do personagem Donny Donowitz (Eli Roth), apelidado de Urso Judeu, no filme Bastardos Inglórios (2009) de Quentin Tarantino. Ao analisar o modo como o personagem é apresentado ao espectador, por meio da decupagem de algumas sequências, torna-se possível evidenciar a troca de papéis históricos, em que a vítima se transforma em carrasco, mesmo que seja um personagem inventado. Para tanto, o estudo visa corroborar que as emoções suscitadas pela violência do Urso Judeu juntamente com os elementos estilísticos na narrativa acabam por inserir a vingança judia em um contexto de revisionismo histórico.
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FILMOGRAFIA DO CORPUS
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LA RESA dei conti. Direção: Sergio Sollima. Produção: Tulio Demicheli e Alberto Grimaldi. Itália: PEA, 1967, 01 DVD (110 min.), sonoro, colorido, legendado.
O NASCIMENTO de uma nação. Direção: David Llewelyn Wark Griffith. Produção: David Llewelyn Wark Griffith. Estados Unidos da América: David W. Griffith Corporationn, 1915, 02 DVDs (360 min.), silencioso, preto e branco, legendado.
THE ALAMO. Direção: John Wayne. Produção: James Edward Grant, John Wayne e Michael Wayne. Estados Unidos da América: MGM (Video & DVD), 1960, 01 DVD (167 min.), sonoro, colorido, legendado.
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