Bumba meu boi do Maranhão e o discurso religisoso: o boi não é só festa, meu povo.
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v15i37.14664Palabras clave:
Bumba meu boi, Discurso Religioso, Formação Discursiva, MemóriaResumen
Este estudo analisa a história do Bumba-boi, produção cultural que narra a relação entre três etnias: a do índio, a do negro e a do branco, que compõem a miscigenação dos sujeitos maranhenses. Esse entrelace marca uma narrativa de trabalho, exploração e violência através da conversão e do sufocamento das culturas consideradas menores, como a do negro e a do índio. Narrativa de tensão, materializada na representação do auto; é pelo imbricamento material, na produção audiovisual e linguística, que nos ocuparemos nesta pesquisa. Tendo o discurso religioso como foco, nosso objetivo é responder às perguntas discursivas: como se materializa o discurso religioso na produção do Bumba meu boi do Maranhão no sotaque de matraca? Que efeitos de sentido são produzidos a partir da relação Bumba meu boi/discurso religioso nas toadas do Bumba-boi que compõem o corpus da pesquisa? A análise apoiou-se em: Pêcheux (1999; 2014). Orlandi (1987; 2015), Indursky (2011) etc.. A pesquisa mostrou que efeitos de sentido do corpus não se esgotam e que, mesmo com o funcionamento do discurso lúdico da festa do Bumba meu boi, permanece o discurso religioso, responsável pela retomada de alguns discursos dos tempos coloniais e da Idade Média.
Descargas
Citas
BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Subjetividade, argumentação, polifonia: a propaganda da Petrobrás. São Paulo: Fundação editora da Unesp: Imprensa Oficial do Estado,1998.
MONTFORT, São Luis Maria Grignion de. O segredo de Maria: Sobre a escravidão da Santa Virgem. 1. Ed. São Paulo: Editora Vozes, 2018.
INDURSKY, Freda. A memória na cena do discurso. In: INDURSKY, Freda; MITTIMANN, Solange; FERREIRA. Maria Cristina Leandro. (Org.). Memória e História na/da análise de discurso. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2011.
____. INDURSKY, Freda. Formação discursiva: ela ainda merece que lutemos por ela por ela. Anais do SEAD. Disponível em: http://www. ufrgs. br/analisedodiscurso/anaisdosead/2SEAD/SIMPOSIOS/FredaIndursky. pdf, 2016.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 12.ed., Campinas: Pontes, 2015.
____. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 2.ed. São Paulo: Pontes, 1987.
PÊCHEUX, Michel. Papel da memória In: Papel da memória. Pierre Achard et al. Campinas, SP: Pontes, 1999.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução Eni Puccineli Orlandi [et al.]. 5.ed. Campinas: UNICAMP, 2014.
Referências fonográficas
CHAGAS. Bumba boi da Maioba - Maioba não para. São Luís: 2013.
CHAGAS. Bumba boi da Maioba - Maioba e Lencois! Amor à primeira vista. São Luís: 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.